Colunistas

Publicado: Sábado, 15 de setembro de 2018

O quê é transtorno de pânico ?

O quê é transtorno de pânico ?

O Transtorno de Pânico ou Síndrome do Pânico como é mais conhecido não é atual, Freud já descrevia em sua obra pacientes que sofriam com seus sintomas, mas atualmente é um mal-estar que assombra uma boa da parte da população, podemos dizer infelizmente que popularizou, é mais comum do que se imagina pessoas terem crises de pânico e confundirem por exemplo com ataque cardíaco. Quando os sintomas se apresentam é necessário buscar ajuda médica para evitar danos maiores e quando constatado que de fato a pessoa sofre do transtorno alguns medicamentos auxiliam na diminuição desses sintomas. Mas a causa de tal sofrimento não pode ser controlada com remédios e é nesse momento que um bom acompanhamento psicanalítico se faz necessário. É como em uma gripe, por exemplo, toma-se o antifebril para cortar a febre que é um sintoma, mas a causa da gripe não é combatida por ele. Afinal quando em estado de pânico a pessoa diz não saber o que teme, mas teme, experimenta uma angustia tão profunda e avassaladora que acredita que irá morrer e quando questionada tende a dizer não saber o porquê e nem o que teme. A técnica usada pelo psicanalista coloca o sujeito em contato com sua subjetividade e ir de encontro com o desamparo que provoca as crises com intuito de elabora-lo e entende-lo e uma vez compreendido a causa, a melhoria e o cessar das crises são resultados que possibilitam melhor qualificação de vida.

Sintomas

  • Dificuldade de respirar, como se você não conseguisse puxar todo o ar
  • Ondas de calor e suor
  • Palpitação no coração ou batimentos cardíacos acelerados
  • Dores no peito
  • Tontura e sensação de desmaio
  • Fraqueza, queimação, dormência ou formigamento nos braços, pernas e mãos
  • Medo avassalador e de origem desconhecida
  • Sensação que irá morrer
  • Tremores
  • Tensão muscular

Temer o desconhecido é comum, gera ansiedade, mas quando esse temor atrapalha o cotidiano impedindo o de usufruir suas relações com o mundo é hora de buscar um profissional, não tema encontrar as causas de seu sofrimento e deixe de ter medo do medo.

 

Comentários

Rota da Psicanálise

Darci Martins

Darci Martins

Psicanalista, com atuação clínica em Itu. Além de atendimento clínico, desenvolve e realiza palestras e cursos. Graduado também em Gestão Ambiental. Técnico em Cinema durante nove anos. E sempre em busca de conhecimento com foco em excelência.

Arquivo