Colunistas

Publicado: Terça-feira, 6 de janeiro de 2004

O PSICANALISTA

Tenho visto tanta coisa sobre Psicanálise que fico assustado. E é para ficar!
   
    Acho que pouca gente sabe, mas a Psicanálise não é uma profissão reconhecida. Basta você ter um diploma superior para poder atuar como Psicanalista. Faz seu registro nos órgãos competentes, e pronto, passa a atender. Se tiver um treinamento adequado, tudo bem, não acredito que haja maiores problemas, afinal o Psicanalista tem exercido um função importante no aconselhamento e, principalmente, no "ouvir".
   
    O que o Ser Humano mais necessita hoje em dia é " ser ouvido", ter alguém que dê atenção aos seus problemas, com respeito e com Amor. Só o fato de poder falar já mostra à pessoa, na maioria das vezes, o caminho a ser seguido, pois traz à consciência os problemas que ficam escondidos, lá nas gavetas da inconsciência.
   
    Trazendo à consciência um problema, olhando para ele, você já tem meio caminho andado na busca da solução.
   
    O Psicanalista é esta pessoa que nos ouve e nos ajuda a compreender melhor nosso mundo interior e nosso relacionamento com o mundo exterior.
   
    Tudo, absolutamente tudo, que realizamos no exterior, nos mostra como é nosso interior.
   
    Transformamos em realidade aquilo que construímos dentro de nós.
   
    Se sofremos, se somos infelizes, se vemos problemas em tudo que fazemos, se temos dificuldade com as amizades, é porque somos assim internamente, em nossa estrutura psíquica, em nosso mundo interior, que nós criamos.
   
    Toda a pobreza que vemos no exterior nos mostra nossa pobreza interna, nossa condição de Seres Humanos cheios de dificuldades.
   
    Agora, quando realizamos, quando construímos externamente, quando acreditamos que podemos transformar essa realidade, quando enxergamos a flor e não o espinho, quando vemos a imensa riqueza que nos cerca, estamos em contato com a infinita beleza e riqueza que existe em nosso interior.
   
    Aí está a função do Psicanalista, mostrar ao cliente que, apesar das enormes dificuldades por que o Ser Humano passa, ele é maior que tudo isso, é o agente da mudança, está em suas mãos a decisão de voltar, parar, ou ir frente, com a cabeça erguida, lembrando os antigos guerreiros que, mesmo tendo perdido algumas batalhas, continuavam na guerra, sempre eretos, sempre confiantes, como que querendo dizem que estavam se dirigindo aos céus, de onde vieram, de onde todos nós viemos, e para onde todos voltaremos um dia.
   
    Com meu trabalho sobre a Abertura da Rússia para a Vida Moderna, tive a oportunidade e a enorme honra de completar, em Londres e Paris, meu treinamento como Psicanalista, que durou aproximadamente dez anos, com um dos maiores Profissionais da área, senão o maior, o Doutor Norberto da Rocha Keppe, autor de mais de trinta livros sobre Psicanálise e Sociedade, estudioso profundo de todos os Filósofos que construíram o atual Pensamento Humano, como Platão, Sócrates, Cristo, Adam Smith, Santa Tereza, São Francisco, Calvino, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, entre outros.
   
    Perseguido nos Estados Unidos por mostrar àquele povo que estavam escolhendo um caminho errado, como fizeram tantas civilizações do passado, e que isto os estava isolando do Mundo Moderno, foi recebido de braços abertos na Europa, onde fez centenas de palestras e teve seus livros e artigos traduzidos para mais de vinte idiomas. Foi, inclusive, recebido em Estocolmo, na casa do Prêmio Nobel, como que querendo significar a sua Nobreza de Espírito e de Coração.
   
    Tendo iniciado seu trabalho no Hospital das Clínicas, onde trabalhou, entre outros, com o Doutor Zerbini, responsável pelo primeiro transplante de coração no Brasil, fez estágios em Hospitais de Viena, terra do Pai da Psicanálise, Sigmund Freud. Hoje o Doutor Keppe é, também, Cidadão Austríaco.
   
    Após a percepção do Ser Humano como um Ser Integral, criou a Psicanálise Integral e, após, a Trilogia Analítica, que vem revolucionando o tratamento das doenças físicas e mentais em todo o Mundo, abrindo as portas para uma vida melhor, mais saudável, porque mais consciente, retirando o Ser Humano do lugar de Ser Pensante para colocá-lo no lugar de Ser Atuante, construtor de seu destino.
   
    Seu trabalho, hoje, é aplicado em quase toda a Europa, chegando até à Rússia, e na maioria dos países da América do Sul.
   
    Em muitos casos é copiado sem citação. Porém, o que importa é o resultado final, não é mesmo?
   
    Se não me engano, foi São Tomás de Aquino que disse que o importante não é tanto o conhecimento, mas o Amor que você dedica a seu trabalho. Com Amor os resultados são extremamente saudáveis.
    Se você é um Engenheiro, mas não tem ligação com o seu Meio Ambiente, não tem ligação com os sentimentos, como poderá construir coisas que beneficiem o Ser Humano, e a você próprio?
   Se você é Médico, mas não tem compaixão para com seus pacientes, como poderá chegar à felicidade de se emocionar com a cura? E assim por diante. Isto serve para todas as profissões, sem distinção.
   
    O Amor é que comanda.
   
    E o Psicanalista, antes de qualquer coisa, precisa Amar, com "A" seu próximo, seus semelhantes, todos eles, esquecendo-se de si próprio, como o faz, e sempre o fez, o Doutor Norberto da Rocha Keppe, a quem dedico este artigo.
Comentários