Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Natal e a Árvore da Vida

“Não pode haver felicidade quando as coisas nas quais acreditamos são diferentes das que fazemos.” (Freya Stark)
 
Natal! Apesar da propalada crise, o Natal comercial vai bem; aliado ao deus consumo, vem ganhando fôlego ao longo dos anos. Já o verdadeiro, o Natal espiritual, infelizmente, vem perdendo espaço e significado.
 
Árvores de Natal de diferentes tamanhos e formatos, naturais ou não, enfeitam vitrines, ruas, avenidas, praças e até as casas, com suas luzes e bolas coloridas. Mas e a árvore da nossa vida? Estará ela “enfeitada” no Natal? Com o quê? Bolas!
 
Com as Bolas do Amor, que tudo pode e realiza, que ajuda e torce, incentiva e fica feliz com a felicidade do outro, que conquista e se deixa conquistar, que reparte, suporta, compreende e aceita suas limitações e as dos outros, que perdoa e esquece.
 
Com as Bolas da Alegria, que contagia e irradia a presença de Cristo em nós e deve ser a cara do cristão.
 
Com as Bolas da Paciência, arma poderosa na saúde de nossos relacionamentos, não com a continuidade dos erros, mas oportunidade para o arrependimento.
 
Com as Bolas dos Amigos, aqueles “cirineus” que Deus coloca em nossa vida, sem os quais nossas cruzes seriam intoleráveis, aqueles que se decepcionam, mas se mantêm fiéis e perseverantes, aqueles que contam conosco, os de “ombros amigos”, aqueles que se afastaram... e aqueles que, felizmente, reconquistamos; aqueles que já se foram mas ainda fazem parte de nossas vidas, os constantes e os intermitentes, os das horas difíceis e os das horas alegres.
 
 Com as Bolas da Caridade, capaz de milagres humanos, que criam ou devolvem vida...
Com as Bolas do Perdão, ”murchas” pela falta de uso, pela falta de coragem, pelo orgulho que nos impede de reconhecer nossas falhas, de corrigir rumos, de recomeçar. Limitados na misericórdia, não aceitamos a fragilidade dos outros, não somos capazes de ajudá-los a erguer-se.
 
Com as Bolas da Sabedoria, que nos ajuda a discernir entre o bem e o mal, a descobrir e aceitar a Verdade.
 
Com as Bolas da Humildade, da simplicidade de viver, da capacidade e do prazer de servir, dos que não se julgam melhores que ninguém, mas que vêem no outro um Filho de Deus.
 
Com as Bolas da Fé, que não reclama e busca. Fé que nos sustenta, dá força e coragem para caminhar na vida. Valoriza nossos momentos alegres, nos conforta e anima nos momentos de dores e sofrimentos.
 
Com as Bolas da Luz, luz da felicidade, luz da fé, luz de Cristo a iluminar nossos caminhos.
 
Com as Bolas do Compromisso, com Deus, com seu projeto, com o bem comum, com os outros.
 
Com as Bolas da Bondade, constante, desinteressada. Que amansa e desarma.
 
Com as Bolas da Coragem e da Esperança, que não “chora”... Luta sempre; que não nos deixa abater diante das injustiças, dos sinais de morte.
 
Com as Bolas do Trabalho, bênção para os nossos dias aqui na terra.
 
Com as Bolas da Santidade, nossa vocação maior.
 
Com as Bolas da Fraternidade, que torna o outro parte das nossas preocupações. Bolas da Comunhão, com Deus e com os irmãos.
 
Com a Bola dos Sonhos, todos, aqueles que se realizaram ou não e até aqueles que se transformaram em lágrimas... 
 
Com as Bolas da Paz, a paz de Cristo, duradoura, remanso nesse nosso mundo agitado. Da consciência tranqüila, do dever cumprido.
 
Com as Bolas da Oração, porque sem oração o homem fica sozinho e jamais alcança a paz.
Com a Bola do Menino Jesus, que continuamente nasce no meio e em cada um de nós; vem ao nosso encontro através das pessoas, dos acontecimentos, da Eucaristia; cresce e caminha conosco anunciando o Reino e denunciando as injustiças, agrada... Desagrada, ajuda e incomoda e acaba crucificado...
 
Cristo, água viva, Senhor da vida e de nossa história, irriga-nos!
 
Um feliz e santo Natal a todos!
Comentários