Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Gorila Invisível

O Gorila Invisível

Publicado na revista Canal RH em 28/08/2012

Depois da Rio+20 ficou mais do que claro que a Nova Economia é quem vai definir os rumos do mercado daqui para frente. As empresas estão numa corrida para se ajustar a essa nova realidade. Muitas já começaram há alguns anos, outras nasceram assim, mas a grande maioria está começando agora. Do outro lado muitas empresas já estão morrendo por não conseguirem se adaptar a essa nova realidade. O que o RH tem a ver com isso? TUDO! Absolutamente tudo! A mudança não é da organização para as pessoas, como foi até o século 20 e sim das pessoas para a organização. Isso significa que os recursos humanos de uma organização precisam ser “empoderados”, habilitados, capacitados e principalmente humanizados.

Antigamente, a área de Recursos Humanos cuidava de Seleção, Treinamento, e Desenvolvimento. Na Nova Economia isso não faz mais sentido, falamos hoje de Colaboração, Capacitação e Transformação. As organizações que ainda funcionam no velho sistema procuram fazer uma triagem (seleção) daqueles que mais se encaixam na cultura organizacional para depois adestrá-los (treinamento) à função e procuram potencializar (desenvolvimento) seu rendimento para gerar melhores resultados. Desde Adam Smith esse modelo era vencedor e fazia a empresa se destacar no mercado. O Mercado e os Negócios mudaram e estão mudando cada vez rápido para um modelo de gestão baseado no Pensamento Sistêmico.

 

Essa filosofia não é nova (Peter Senge, Humberto Maturana, Chris Argyris, Francisco Varela, Antonio Carlos Valença e muitos outros) e a grande maioria dos CEOs está bem familiarizada com suas metodologias. A Colaboração substituindo a competição dentro e fora da empresa em busca de um ótimo Relacionamento (Collaborative Business), as práticas ligadas à Capacitação onde a empresa vive diariamente, a Aprendizagem (Learning Organizations) e a Transformação onde as pessoas são incentivadas a buscar seu Sonho (Bliss). Claro que tudo isso está baseado na Sustentabilidade. Ou seja, tudo que acontece no ambiente de negócios estará, invariavelmente, interligado ao tripé da Sustentabilidade (People/Planet/Profit).

 

Se isso tudo é verdade, então porque existem muitas pessoas falando e agindo exatamente ao contrário? Respondo dizendo que em primeiro lugar posso estar completamente equivocado e tendo uma visão romântica de tudo isso... mas não sou o único :-). Os dias que passei na Rio+20, e as semanas seguintes, me mostraram evidências gigantescas de que a Nova Economia veio para ficar e que muitos formatos de negócios estão com os dias contados.

 

O que acredito que esteja acontecendo é a famosa ilusão ou miopia do Gorila Invisível (The Invisible Gorilla). Vocês se lembram daquele filminho de 30 segundos que há mais de dez anos vem sendo exibido em tudo que é palestra e workshop de RH? Nele, seis estudantes divididos em dois grupos fazem passes com uma bola de basquete. Esse estudo de percepção realizado em 1999 pelos maravilhosos professores da Harvard, Daniel Simons e Christopher Chabris, deixa claro como a nossa mente pode nos deixar cegos para um fato tão óbvio. A minha primeira experiência ao ver o vídeo foi tão inacreditável quanto da maioria das pessoas para as quais mostrei. São dois grupos, um vestindo camisas brancas e outro pretas, com três estudantes cada. Cada grupo tem uma bola de basquete onde batem no chão e passam para um membro do mesmo grupo. Eles ficam correndo de forma circular num pequeno espaço.


Você recebe a mensagem para contar quantos passes o time de camisa branca vai fazer. Começa o vídeo e você atentamente conta os passes. Quando termina a cena aparece a pergunta: Quantos passes você contou? E dá a resposta certa. Logo em seguida, a pergunta é: Você viu o Gorila? O susto que levei com essa pergunta e o susto maior ainda, ao ver o enorme Gorila quando novamente revi a cena no vídeo foi realmente incrível. Como foi possível não ter visto aquele Gorila enorme passando tranquilamente pela cena? Para quem quiser ver os vídeos, ler o livro ou os desdobramentos do estudo: theinvisiblegorilla.com

 

Será que não tem algum Gorila Invisível passando do seu lado? Do meu tem! :-)

Pense muito em ver e rever os seus conceitos e preconceitos em relação à Nova Economia, Sustentabilidade e Evolução da Consciência. Estão totalmente interligados aos Recursos Humanos de hoje.

 

Recomendo para aqueles que não leram os artigos anteriores:

 

Rio+20 foi um tremendo sucesso! Você sabia?

Em que Mundo nós Vivemos?

Comentários