Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O galardão está no céu

TEMPO COMUM – Ano B

Domingo – 21 de outubro – 2012

Evangelho (Marcos, 10, 35-45 ou 42-45

..............................................................................................................................

´´    Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram:

“Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”.

Ele perguntou:

“O que quereis que eu vos faça?”

Eles responderam:

“Deixa-nos sentar um à tua direita e outro às tua esquerda, quando estiveres na glória!”

Jesus então lhes disse:

“Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”

Eles responderam: “Podemos”.

E ele lhes disse:

“Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.

Jesus chamou os doze e disse:

“Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.    “”

..............................................................................................................................

Mais uma vez, como foi visto há poucas semanas, Jesus reafirma as excelências daquele que procura antes servir do que ser servido.

Tiago e João, sem o conhecimento dos companheiros, adiantam-se em querer garantir postos de destaque com Jesus, quando este supostamente estivesse guindado à glória terrena. Pensavam com os pés no chão, sem ainda estarem convencidos de que o coração e a mente deveriam voltar-se muito mais para a garantia do depois, a vida eterna.

De qualquer modo, embora eles àquela altura ainda não entendessem, Jesus lhes profetiza que aqui embaixo, haveriam antes de sofrer as agruras e morte justamente pela causa dele, Jesus.

O galardão, de fato, está no céu.

                                                                           João Paulo

Comentários