Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O estilo Mano

O estilo Mano
Dá certo alívio constatar o estilo Mano

Apresentado na TV Cultura nas noites de segunda-feira, o programa de entrevistas “Roda Viva” continua sendo um dos melhores da televisão brasileira. Há muitos anos a atração detém este posto e o respeito dos críticos, gerando passagens históricas com entrevistados mais históricos ainda.

Acabei de assistir ao Roda Viva apresentado por Marília Gabriela. O convidado da vez foi o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, o gaúcho Mano Menezes. Auxiliando com perguntas inteligentes estiveram os jornalistas Paulo Moreira Leite, Michel Laurence, Mylena Ciribelli e Mauro Beting.

Se há algo que sempre admirei em Mano Menezes, além de seu talento como técnico, é sua capacidade de comunicação. Tem um ar austero, tranquilo e ao mesmo tempo eloquente. Tem raciocínio rápido e é muito diplomático em suas respostas, mesmo diante daquelas perguntas das quais gostaria de fugir.

Depois da eliminação na Copa de 2010, é meio inglório fazer o papel de defensor do Dunga. Mas continuo destacando que o verdadeiro legado do antecessor de Mano foi devolver o brio aos jogadores e valorizar o fato de estarem à serviço da Seleção Brasileira.

Feito isto, cabe a Mano iniciar seu trabalho com o estilo que lhe é característico. Seja numa entrevista, nos treinamentos ou durante os jogos, Menezes tem seu jeito de ser. Depois das birras e bravezas de Dunga, confesso que dá um certo alívio verificar no Roda Viva a serenidade, a sagacidade e até o bom humor do atual técnico do nosso Selecionado.

Experiente, Mano sabe o que lhe aguarda. Será pressão atrás de pressão, polêmica atrás de polêmica. Afinal, a imprensa esportiva vive é dessas coisas. A ele desejo sorte, pois competência não lhe falta. Menezes tem tudo para estar com nossos jogadores nos gramados do novo Maracanã, na final de 2014.

Quem viver, verá.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários