Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 3 de outubro de 2005

O encanto do homem maduro

Por já ter galgado muitas montanhas, e percorrido muitos vales, um dos sinais importantes, que identifica um homem verdadeiramente maduro, é o fato de trazer as mãos e os pés calejados. Quão mais intenso este sinal, mais importante, pois falará de sua dignidade. Se descobrir este sinal em algum homem, fique atenta, aí poderá estar o homem ideal. Mas existem outros sinais que, de forma sinérgica, geram uma energia e uma luz tão intensa, que não há como não ser atraída. Um deles é o fato de trazer as mãos perfumadas. Irá demonstrar, sem sombra de dúvidas, que no meio das batalhas, encontrou tempo para colher flores que, certamente, foram distribuídas às companheiras com as quais, de forma direta ou indireta, compartilhou a jornada, na tentativa de amenizar as dores dos ferimentos causados pelas inúmeras pedras das encostas e pelos cascalhos do caminho. Como tem olhos experientes e observadores, sabe que o revestimento da alma das mulheres é mais delicado, exigindo que os cuidados sejam redobrados. Assim, se vale do bálsamo das flores.
Outro será uma leve e persistente umidade nos olhos. Indicará que chorou muitas vezes, não o choro causado pelas dores dos próprios ferimentos, mas aquele que é resultado da solidariedade e compaixão pelas dores que não pode evitar às companheiras. Este sinal é muito bom e significativo, pois demonstra uma amizade e uma lealdade incondicional, demonstra a presença, o compartilhar. Diz que ele sempre estará lá, custe o que custar, mesmo que isto signifique sua própria vida.
Com paciência, percorra seus dedos e veja se há sinais profundos, como um calo, por exemplo, indicando que usou da escrita. Se lá estiver o sinal, se alegre. È uma prova cabal de que, apesar de tudo, teve o pensamento voltado para a poesia, para um poema à mulher amada, que certamente lia com paixão, talvez em cada amanhecer de uma nova esperança, na esperança de que, finalmente, chegasse esse novo dia, trazendo sua luz radiante, capaz de iluminar os corações mais desiludidos, mostrando a eles que após o inverno a primavera sempre estará lá.
Mas não de o processo de descoberta por acabado. Observe seu semblante enquanto dorme. Se estiver sereno, mostrará sua serenidade interior, mostrará que, mesmo tendo pesadelos, sabe como lidar com os monstros internos, pois já os venceu externamente.
Entretanto, se notar que está tendo pesadelos com tais monstros, que insistem em atormentar sua alma, já que não podem mais atormentar ou ferir seu corpo, passe levemente a mão em sua fronte, pouse nela um beijo carinhoso e afetivo. Segure suas mãos e deixe-se ficar assim, por algum tempo, junto dele. Verá que tudo se acalma, que a alma fica serena e um sorriso despontará em seus lábios, querendo dizer obrigado, obrigado pela amizade, obrigado pela presença, obrigado pelo respeito, obrigado pela maneira tão delicada e tão única de compartilhar um momento tão especial.
Não deixe de faze-lo, esta será sua forma de demonstrar a ele que também se encantou nos momentos mágicos, que também se emocionou nos momentos sensíveis, que também sofreu com ele quando dos diversos e tantos combates, quando das diversas e tantas batalhas, e que não o abandonou quando das derrotas, mesmo quando vencido e aprisionado.
Mas, sobretudo, demonstrará que se alegrou e que se alegra com ele quando da alegria pelas tantas vitórias. Afinal, a razão que ele teve para as tantas batalhas foi a esperança de que um dia chegaria à vitória e, assim, poderia descansar em paz, na paz do amor verdadeiro. Ao receber este beijo afetivo, que saberá estar vindo de sua alma, ele, um homem maduro, demonstrará, com um sorriso amigo e carinhoso, o eterno agradecimento pela força, amizade e presença da mulher madura.

Comentários