Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O bolo de chocolate

O menino maltrapilho bate a porta da casa da Graça.
 - Me dá uma coisa pra comer?

Graça, que tinha acabado de fazer um bolo de chocolate, cortou uma farta fatia e deu ao garoto que o engoliu em dois bocados.

- Está muito gostoso!

- Quer mais um pedaço?

- Quero

Cortou outro pedaço maior ainda e deu ao menino que prontamente o devorou.

Lembrou-se com uma ponta de remorso quantas vezes fazia um bolo, comia um pedacinho e acabava jogando o resto no lixo. Ela comia pouco. O filho não gostava de bolo e a nora estava sempre de regime. Embrulhou o resto do bolo cuidadosamente, em um papel alumínio, colocou em uma caixinha e deu a ele dizendo:
 - Leve para você comer depois.

- Deus lhe pague!

- Olhe, quando quiser fazer uma boquinha passe por aqui que eu sempre tenho alguma coisa gostosa para você comer.

Aquele menino mexeu com a Graça. Tão carente, tão desprotegido, tão necessitado de amor! Dias depois ele apareceu de novo. Enquanto ele comia, Graça resolveu fazer-lhe algumas perguntas.
 - Como é o seu nome?

- Lupercínio Rodrigues Farias de Almeida Brasil.

- Nossa que nome bonito! Grande, imponente, parece nome de rei, mas eu vou chamá-lo de Lupy para facilitar, posso?

Com a boca cheia e os olhos brilhando, sacudiu os ombros sem responder. Lupy tornou-se visita frequente na casa da Graça. Professora e psicóloga experiente ela procurava sutilmente doutrinar o menino. Sabia que não adiantava longos sermões, pois ele tivera desde o berço uma educação muito diferente da ideal e era preciso conquista-lhe a confiança, agradar muito para que pudesse induzi-lo a um bom caminho.
Isto é o que Graça se propunha à revelia do filho que a criticava.

- Você fica dando entrada pra esse moleque, de repente ele pode nos roubar ou trazer bandidos para nos assaltar.

Mas a Graça estava muito interessada no seu pupilo e não dava ouvidos ás ponderações do filho.

- Gostou do bolo, Lupy? E de laranja.

- Gostei, mas gosto mais do de chocolate.

- Que mimado que ele está, brincou, já está até escolhendo os sabores! De agora em diante todos os bolos serão de chocolate. Está bem?

- Que bom!

Às vezes Lupy demorava dias e até semanas para aparecer e Graça ficava preocupada: Por onde andaria? Que estaria fazendo? Quando voltava ela perguntava o que fizera todo aquele tempo e ele respondia evasivo:

- Tive por ai fazendo uns trampo.

- Trampo? Que é isso?

Ele sacudia os ombros:
 - Umas coisas

Graça imaginava o que seriam essas “coisas”, preocupava-se, mas não sabia o que podia fazer para ajudar.

E o filho protestava:
 - Você ainda vai se arrepender de dar confiança pra esse pivete.

- Não fale assim do Lupy. Ele é apenas uma criança carente. Se eu fosse mais moça ia adotá-lo.

- E eu a internaria num hospício! Retrucava, brincando, o filho.

Mas Graça dizia isso só para provocá-lo. Nunca adotaria o Lupy. Ele era como um animalzinho silvestre, livre e solto que não se adaptaria a uma vida pré-moldada. Só queria ajudá-lo a encontrar um bom caminho longe dos vícios e dos crimes, mas não sabia como fazer isso e percebia que não estava conseguindo o seu intento. Até que um dia ele desapareceu de vez. Graça não conseguia esquecê-lo. Durante anos, todos os dias, lia a coluna policial com o coração apertado, esperando a qualquer hora defrontar-se com o seu nome: Lupercínio Rodrigues Farias de Almeida Brasil!

Certamente não teria nenhum homônimo, mas, quem garantia que fosse esse mesmo o seu nome? Parecia tão estranho! Não se parecia com ele! Mas um dia encontrou o que tanto temia. Lá estava o nome longo e imponente. Lupy participara de um assalto e fora preso.

Lupercínio Rodrigues Farias de Almeida Brasil nasceu e cresceu em uma favela, na mais completa miséria. O pai alcoólatra, a mãe sempre aborrecida, brigando com o marido com as crianças e com os vizinhos, ambiente doméstico insuportável, falta de tudo, de comida, de amor de bom exemplo... Desde muito cedo começou a vagar pelas ruas, esmolando e roubando. Não frequentou direito a escola, mal aprendeu a ler e escrever, não teve uma profissão definida nem condições de arranjar um trabalho. O caminho perigoso da marginalidade pareceu-lhe o mais fácil e promissor, a sua única chance de sobrevivência. E agora fora preso e condenado a uma longa pena.

Na sua família já tinha havido muitos casos de prisão. Cadeia não era nada fora do comum para ele, mas, só agora sentia na própria pele o que era uma penitenciária e a perspectiva de passar longos anos ali o desesperava. Sem nada para fazer, rodeado de maus elementos com quem não sentia afinidade alguma, passava os dias em silêncio, pensando, pensando...

Vinham-lhe a mente, imagens de sua infância desprotegida, o contato com os vícios, a promiscuidade, a devassidão... Suas andanças pelas ruas, desprezado, agredido, humilhado... E, como um raio de sol rompendo as trevas da desesperança, a casa de Dona Graça.

O terraço de fundo, cheio de vasos de samambaia com a mesinha onde ele sentava-se diante dela para comer bolo de chocolate. Que delícia! Só de lembrar enchia-lhe, de água, a boca. Como estará ela, agora? Será que ainda faz bolo de chocolate para dar a meninos vadios? Será que um dia ainda vou vê-la?

Nunca recebia visitas. O pai estava internado por alcoolismo, a mãe não ligava pra ele, a namorada deixara-o por outro. Nunca tivera amigos. Só comparsas, companheiros de malandragem. O futuro lhe parecia inexoravelmente sombrio e triste. E ele ainda não tinha nem vinte anos!

Mas, naquela tarde teve uma surpresa:
 - Lupercínio! Tem uma visita pra você

Sim! Era ela mesma! Dona Graça que vinha entrando com passos inseguros revelando todo o tumulto que lhe ia no coração. Nunca imaginara que um dia adentraria um lugar daqueles! Mas estava ali e sorria para Lupy que se aproximava emocionado e confuso:
 - Dona Graça! Juro que sou inocente!

- Oh! Lupy! Eu não estou aqui para julgá-lo, muito menos para condená-lo.
Só vim trazer um bolo de chocolate pra você.

Comentários