Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 16 de março de 2011

O bem supremo e definitivo

Segundo Domingo da Quaresma. 20 de março de 2011.

Evangelho segundo São Mateus.

Capítulo 17. Versículos de 1 a 9.

*   *   *   *   *     

“” Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma montanha. E foi transfigurado diante deles; seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando  quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”

Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus.

Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém essa visão até que o Filho do homem tenha ressuscitado dos mortos”.

*   *   *   *   *

É próprio dos evangelhos um linguajar prático, singelo e objetivo. Este um exemplo dessa parcimônia na discrição. Afinal de contas essa passagem permite intuir que aos apóstolos, três deles, deu-se a ver e conhecer rapidamente o que será a bem aventurança eterna, a glória nos céus, aos que se salvarem.

Singeleza, entretanto, devido a que por mero relato, nunca se explicará por inteira e completa, só por palavras, a benesse que aguarda os fiéis seguidores de Jesus.

A expressão da magnificência dos céus ficou entretanto bem clara diante da pronta oferta de Pedro, que, de tão enlevado com a visão e suas luzes a envolver os personagens, queria que se fixassem ali todos eles.

Todo bem estar que a vida terrena proporcione, jamais se poderá comparar com a graça de ver e conviver um dia com Deus Nosso Senhor.

Graça suprema.

Anelo maior da vida.

                                                                           João Paulo                                            

Comentários