Colunistas

Publicado: Terça-feira, 31 de maio de 2011

Novas regras para uso de cartão de crédito

Novas regras para uso de cartão de crédito

Atenção consumidores: começam a valer a partir do dia 01 de junho de 2011 as novas regras para o uso de cartões de créditos.

Estas novas regras têm como principal objetivo fazer com que o cidadão faça um uso racional do cartão e com isso reduza os gastos e o endividamento de seus usuários, isso segundo o presidente do Banco Central do Brasil.

A partir de 1 de junho de 2011, o valor mínimo a ser pago pelo consumidor não poderá ser inferior a 15% do total da fatura, sendo que este percentual subirá para 20% a partir do mês de dezembro deste ano.

Esta mudança se originou através de uma resolução do Conselho Monetário Nacional definida em novembro do ano passado com o principal objetivo de evitar o superendividamento.

Além desta mudança, o Conselho limitou a cinco o número de tarifas que podem ser cobradas dos consumidores, quais sejam: anuidade, emissão de 2ª via de cartão; retirada de valores na função saque; para pagamento de contas e no caso de pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.  Vale lembrar que estas regras são válidas para os cartões emitidos a partir do dia 01 de junho de 2011 e para aqueles que já tem cartão de crédito ou adquiriram até o dia 31 de maio, estas cinco tarifas valem somente a partir de 1º de junho de 2012.

Antes desta regras existia cerca de 80 tarifas com denominações uma diferente da outra cobrada pelas operadoras de cartões de crédito.

Outra regra definida é quanto aos tipos permitidos de cartões de créditos, limitado a dois tipos, o básico e o diferenciado, o qual é associado a programas de benefícios e recompensas.

Mas não se enganem meus amigos, pois os juros continuam os mesmos, superiores até, em alguns casos acima de 15% ao mês, portanto, seja prudente, pense antes de usar o seu cartão, o ideal é usá-lo somente em casos emergenciais, pois o consumo inconseqüente acaba por onerar o orçamento familiar e o pagamento dos valores mínimos, se antes já causavam endividamento, imagine agora que aumentou o limite a ser pago. Fique de olho, não se engane, você têm direitos, mas precisa ir à busca deles e utilizá-los.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo – www.g1.com

Comentários