Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Notícias Econômicas-Novidades do início da semana!

Caro leitor, de acordo com o Relatório Focus do Banco Central, o mercado alterou suas estimativas para o crescimento do PIB neste e no próximo ano, e, como nossa expectativa, elevando as projeções de inflação de 2017. No relatório observamos que a mediana das expectativas para o crescimento do PIB de 2017 passou de 0,70% para 0,72% e as projeções para 2018 foram de 2,43% para 2,50%. A mediana das expectativas para o IPCA para 2017 foi de uma alta de 2,98% para mais uma alta de 3,00%, perfazendo 4,02% para 2018. Vejam que as expectativas para a mediana da taxa Selic mais uma vez não se alteraram, permanecendo em 7,0% para 2017 e 2018. Cambio para 2018 esperado em 3,30 reais por dólar americano.

No que tange o processo de retomada, continuamos com uma visão positiva e, nesse sentido, de acordo com os artigos anteriores, nada se altera. No que tange o comércio varejista que cresceu quase 8% mediante mesmo periodo do ano passado e outros indicadores que venho publicando, o cenário é recuperação paulatina e sustentável da economia nacional. Destacamos para o resultado para os segmentos de veículos e material de construção, que retomam crescimento com altas entre 2% e 3%, impulsionados pela confiança e recomposição do crédito, além do incremento gradual da renda. Isto posto, compõem este cenário positivo outros fatores como fluxo pedagiado, produção de papel ondulado, vendas de cimento e outros afins que nos levam a deduzir um aumento da produção industrial.

A isto devemos anexar à análise, o setor de construção civil. Segundo o Índice de atividade (IACI) e o Monitor da Construção Civil (MCC), a atividade recuou quase 3%, se devendo à retração do índice de acabamento, mesmo com o avanço nos segmentos de estrutura e fundação no período. Em comparação com o ano anterior, a metragem da construção civil caiu cerca de 17,5%. Quanto ao índice de lançamentos, verificamos contração de mais de 27% base 12 meses. Contudo também se espera recomposição deste setor com incremento do número de lançamentos de forma lenta e gradual.

A produção de motocicletas avançou mais de 5%, registrando ainda de forma acumulada encolhimento de quase 5%, segundo os dados divulgados pela Abraciclo. As vendas registram queda acumulado de mais de 18% base 12 meses, com expectativa para que este setor siga o de veiculos e tenha aumento paulatino de vendas e por conseguinte, produção, fazendo parte do cenário de retomada.

No que se refere ao IGP-DI em setembro, teve variação de 0,62%, acima do esperado, devido a aceleração do IPA industrial, majoritariamente pelo setor de metalurgia básica. Seguindo a tendência do minério de ferro, o índice deve desacelerar apresentando queda anual em comparação a 2016. Por fim, O IPCA-15 deste mês deve apresentar alta devido a aceleração dos preços na alimentação e o IGPM continua com projeção de fechamento anual e 12 meses com índice negativo.

Comentários