Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 12 de março de 2004

Nossos Exageros

Um tema polêmico na cidade é a fama de Itu pelos seus exageros.
   
Quando escolhi viver em Itu, eu achava um charme morar em uma cidade conhecida mundialmente pelo seu pitoresco e folclórico humor exagerado. Levei um susto quando me disseram que muitos ituanos não gostavam dessa fama e foi difícil entender porquê. Conversando com muitas pessoas, fui compreendendo que na verdade, o incômodo era porque a fama dos exageros muitas vezes ofuscava o brilho de outras relíquias ituanas: Itu é mais conhecida por ter um orelhão gigante na praça do que por sua história recheada de acontecimentos notórios, ou por suas igrejas que emprestaram à cidade o nome de “Roma Brasileira”, ou por seu turismo rural diversificado em belas paisagens.
   
Pelo www.itu.com.br, o site que eu dirijo, recebemos vários e-mails por mês de pessoas comentando sobre os exageros, querendo comprar objetos gigantes, perguntando detalhes dessa fama. Nesta semana recebi um e-mail que achei interessante, de um internauta que vive em São Paulo: “Vi a programação dos festejos e não vi nada que explore a fama de Itu como cidade das coisas grandes. O setor de turismo deveria organizar eventos que reunissem tudo que fosse grande, e manter a fama da cidade. Algumas pessoas vão a Itu comprar peças grandes para decoração de casa ou ambiente de trabalho. Esta fama não está sendo aproveitada. A programação dos festejos pode ser feita em qualquer cidade. Precisaria uma liderança para organizar os diferentes produtores em torno de “coisas grandes”. Esta é uma marca muito boa que os ituanos estão perdendo, lamentavelmente. E deveriam imaginar ações que lembrem isto. Por exemplo, premiar o maior brasileiro (em altura) com o título de cidadão ituano. Há inúmeras outras coisas criativas interessantes que trariam muita gente à cidade.”

O meu convite é para ampliarmos a visão, no sentido de aproveitar tudo o que temos. Uma vez ouvi uma frase que dizia o seguinte: “Não apague a minha estrela, acenda a sua”. Acredito que devemos acender todas as estrelas da nossa cidade e fazer com que tudo o que temos de bom apareça. A fama dos exageros é, sem dúvida, uma estrela que brilha e alegra as pessoas. Tive inúmeras experiências de assistir idosos, crianças e jovens, rindo e se divertindo com os objetos gigantes. Temos essa sorte, ofertada pelo humorista Simplício, de ter em mãos algo que faz as pessoas sorrirem. Isso tem que servir de incentivo para nós, do PróTur, acendermos mais estrelas, fazendo de Itu um palco repleto de alegria e brilho, atraindo cada vez mais um público que respeite o nosso patrimônio humano, histórico, cultural e ambiental, e que queira voltar sempre. Afinal, todas as estrelas merecem brilhar, pois o céu é grande o suficiente para acolher o poder de cada uma delas. Acredito que, coletivamente, podemos fazer um belo trabalho.
Comentários