Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Nice to meet you, Itu!

Inúmeros locais de Itu recebem estrangeiros.

Os museus recebem estrangeiros de toda parte em eventos culturais.

As fazendas recebem estrangeiros que gostam de turismo rural.

Os condomínios abrigam estrangeiros que trabalham em multinacionais situadas na região.

As escolas têm diversos alunos que chegam em Itu sem falar uma palavra de português e aos poucos vão se ambientando. Na classe da minha filha já chegou uma menina da Alemanha e recentemente uma da Finlândia.

O parque do Varvito é campeão em receber gente de outros países.

Como o estrangeiro vê Itu? Como ele se sente ao chegar aqui?

Eu pude acompanhar algumas vezes a vinda de estrangeiros, de localidades bem distintas: Holanda, Estados Unidos e China. O holandês era um convidado do meu pai, que estava a negócios em São Paulo e no final de semana programamos uma visita à Fazenda Concórdia. Ele ficou deslumbrado com a experiência de almoçar dentro da casa da D. Rama, com aquela comidinha tão brasileira servida no fogão à lenha.

A empresa americana tinha filial no Brasil. A equipe de São Paulo iria receber os acionistas americanos para um encontro de confraternização. Eles chegaram em Itu através do www.itu.com.br, explicaram o que estavam buscando e nós sugerimos o Tour do Café, da Fazenda Bela Vista. Foi um sucesso! Tanto os brasileiros como os americanos ficaram encantados com a vivência rural e com a acolhida.

Neste último sábado, acompanhei (e fotografei) o Tur Caipira, que dessa vez foi feito especialmente para uma empresa de São Paulo, que estava buscando uma alternativa diferente para receber um chinês. Foram 22 pessoas: o chinês e a equipe da empresa, que atuava diretamente com ele. No início, estávamos receosos de que ele tivesse dificuldades para entender o “espírito” do passeio, principalmente pela língua e hábitos tão diferentes. Mas para nossa surpresa e alegria, a interação foi tão grande e ele se soltou tanto que no final, a língua e diferenças culturais não eram mais uma barreira. Uma coisa curiosa que aconteceu é que no dia seguinte ele fez um tour de 4 horas pelos principais pontos turísticos de São Paulo e não gostou.

Essas experiências e tantas outras retratam o quanto é grande o potencial de Itu para receber estrangeiros. A London School, um centro de línguas estrangeiras em Itu que recentemente associou-se à PróTur, já percebeu tal importância e tem feito diversas atividades que unem o aprendizado da língua estrangeira com a vivência turística.

Nós, da PróTur, temos que ter essa visão e ajudar a cidade a ampliar esse segmento. E, como cidadãos, devemos ter a consciência da riqueza que temos a oferecer para os estrangeiros e nos prepararmos para recebê-los.
Comentários