Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não se acanhe. Anuncie

Segundo Domingo do Advento. Evangelho de Mateus, capítulo 3, versículos de 1 a 12.
Cinco de dezembro. 2010. Natal à vista.
 
Hoje, por exceção, por estarmos um pouco longe de casa, não se faz acompanhar das reflexões o texto em si do evangelho. Queiram os amáveis leitores, frequentadores desta coluna, por gentileza, de buscar a fala de Mateus no original.

É aquele evangelho que relata e oferece uma figura ampla de como era João Batista.

Despredido de tudo, mas ligado a todos.

Mal vestido, roto, rude no viver, com o deserto por morada, aproximava-se das cidades contudo para exortar o povo, a que estivesse preparado, porque o Messias ia chegar.

Foi o primeiro e evangelizador por excelência. O moto da sua vida. De outra coisa não cuidou.

E quando se o traz a público nos dias atuais o mais que se vê é admirar tamanha firmeza, fé e dedicação.

Como ele anunciava Jesus com tanto carinho e bravura, sem meias palavras. Lindas suas ações. E... ficamos por aí.

Sequer nos ocorre de que falar sobre Jesus aos outros - pura evangelização - é cometimento atribuído ao homem ontem, hoje e sempre. Nesse mister, não somos assistentes nem admiradores. Compete-nos entrar em ação.

E por falar em evangelização, no perfeito sentido da palavra, no inteiro significado dela, não há como disfaçar ou fingir. A todo cristão incumbe viver Jesus e só então - doutro modo não dá mesmo! - e sair por aí, não fanaticamente, mas com elevada serenidade e convicção, a propagar seu nome e suas ações.

O evangelista autêntico - o verdadeiro ! - nunca será posto em dúvida, porque falam por ele, concatenados, a mente e o coração! O amigo que o escute, contemplado como todos pelo livre arbítrio, pode até não optar por seguir os passos de Jesus, mas não consegue desmentir a autenticidade do locutor. Simplesmente porque este nao somente fala, mas vive!

                                                                                                                                 João Paulo

Comentários