Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 23 de maio de 2018

Não espere ter 13 porquês

Não espere ter 13 porquês

A série “13 Reasons Why”, em sua primeira temporada, trouxe a tona um assunto que há tempos merecia estar nas principais pautas de discussão, o suicídio, e não à toa causou grande rebuliço entre jovens e adultos, tanto em escolas, faculdades, locais de trabalho e principalmente nas redes sociais, pois afeta a todos indiscriminadamente. Há aqueles que apoiam a série e aqueles que a recriminam, mas independente da opinião de cada um a principal discussão não deveria ser sobre a série, mas sobre o tema proposto, a cada dia surgem mais noticias de jovens que se mataram sem que medidas de prevenção eficientes fossem praticadas. Nos episódios a personagem Hannah deixa fitas onde relata 13 motivos que a levaram ao suicídio. Não é agradável e muito menos simples falar sobre isso, mas infelizmente é uma realidade que bate a nossas portas e precisamos nos alertar, os motivos que levam uma pessoa ao suicídio são muitos e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), já é a segunda maior causa de morte no mundo, considerando pessoas da idade entre 15 e 29 anos.

Quanto aos motivos podemos considerar a depressão como principal causador desse número alarmante. O ambiente de “13 Reasons Why” é a escola e considera o período da adolescência como crítico, devido as exposições que os adolescentes sofrem ou passam e que podem ser gatilhos que levam a depressão. Não cabe aqui questionar fé ou o modo como gerações anteriores foram criadas e educadas, porém como Psicanalista posso garantir que frases como as que seguem abaixo não ajudam em nada.

Isso é falta de Deus!

Falta fé para essas pessoas!

Umas boas palmadas resolveria isso!

Vai trabalhar que passa!


A depressão pode estar relacionada ou não a fé de cada um? Sim, sem dúvidas pode ajudar como sendo uma forma de gatilho associada a muitas outras, mas depressão é patologia (doença) e não falta de fé e, sendo assim, necessita tratamento. Não podemos ser reducionistas e acreditar que uma única causa ou razão leva a pessoa a tal estado, dentre as razões que podemos destacar no ambiente escolar um grande gatilho, o bullying, todos nós já passamos por alguns e cada um de nós encarou de forma diferente e lidamos com isso de maneiras diferentes. Isto é muito variável e sempre haverá aquele ou aqueles que mais fragilizados sofrerão sem saber lidar e desenvolverão traumas, medos, angustias e tendências que podem levar sim a um trágico final. Podemos acrescentar a esta lista de gatilhos, também, o assédio sexual, violência doméstica, assédio moral, drogas, perdas, ambientes insalubres, exposição, gênero, mudanças drásticas de ambiente escolar ou familiar, entre muitos outros. E isso fica muito claro à medida que ouvimos as fitas deixadas por Hannah. Mas o que fazer?

Opiniões surgem e divergem, mas o mais importante ainda não está sendo feito, temos que dar voz àqueles que sofrem, nós Psicanalistas, defendemos como fundamental dar voz as pessoas para que possamos entender suas dores, compreender a lógica dos sofrimentos, ser empáticos com a subjetividade de cada um e desenvolver o tratamento adequado. Não cabe a nós questionar a fé de nossos pacientes, mas cabe ouvir-lhes atentamente e isso se estende aos pais, familiares, professores e cuidadores, ouçam o que nossos jovens têm a dizer, promovam boas conversas, incentivem o diálogo, estejam atentos a sinais que demonstrem desânimos, baixa autoestima, estresse, agressividade, compulsões, ganho ou perda de peso, isolamento e na dúvida, procurem um profissional, podemos oferecer apoio e suporte a família toda, visando o bem estar de todos.

A série 13 Reasons Why está de volta com sua segunda temporada que estreou dia 18 de maio na Netiflix e promete continuar apresentando assuntos urgentes e carentes de discussão e de olhares atentos, com foco nas relações juvenis. Polêmicas sem duvida não faltarão, mas é realmente uma boa maneira de atrair atenção, pois, quanto antes o problema for detectado teremos maior probabilidade de gerar bons resultados e melhorar a qualidade de vida de todos. Na série, traduzida para o Brasil como “Os 13 Porquês”, os pais querem entender os motivos que levaram a sua filha ao suicídio, a busca é tardia, infelizmente, e a conclusão que tiramos é bastante óbvia, não vamos esperar acontecer, a prevenção ainda é o melhor caminho.

Telefones Prevenção ao Suicídio

Centro de Valorização da Vida

Telefone (141) todo o Brasil exceto Rio Grande do Sul

Telefone (188) excepcionalmente para o Rio Grande do Sul

Comentários