Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Na Comunicação Interna está o Sucesso ou Insucesso da Empresa

Há quanto tempo você não tem uma conversa calma e franca com seus subordinados, seus companheiros de jornada, companheiros do mesmo barco?
   Na comunicação interna está apoiada toda a estrutura da Empresa, seja ela pública ou privada. Quando esta falha ou só funciona de forma autoritária, de cima para baixo, muitas vezes de forma truculenta, na realidade não funciona, ou melhor, funciona contra. Explico o porquê.
   Os funcionários de uma Empresa são Seres Humanos à busca de sobrevivência e realização profissional, o que quer dizer, reconhecimento pelo seu trabalho e por seus esforços para o crescimento da organização.
   Quando não há esse reconhecimento, ficam somente com a sobrevivência. Se sofrerem injustiças e forem agredidos constantemente por superiores que "estão sempre certos", sentir-se-ão acuados. De um lado precisam sobreviver, de outro precisam, de forma indigna, "engolir" as agressões que, em seus íntimos sabem serem injustas.
   Isto causa grande mal-estar e reflete no atendimento e manutenção dos Clientes!
   Por outro lado, quando você conversa calma e francamente, além de ter um retorno honesto sobre os problemas, passa a ser respeitado e aceito como líder, aceitando seus problemas, corrigindo-os na medida do possível, e compreendendo pacientemente os erros dos subordinados que, na maioria das vezes, desconhecem o certo, normalmente por falha da própria direção da Empresa.
   Não se pode, dentro de uma Empresa, permitir que qualquer pessoa que queira o poder se aposse dele.
   O único poder que pode prevalecer é o de "bem conduzir", bem orientar, enfim, amar aquilo que se faz e todos que auxiliam neste fazer.
   A arrogância perante os companheiros de jornada diária e perante o que é certo só prejudica a comunicação e o crescimento da Empresa junto ao seu mercado.
   Boas conversas!
Comentários