Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 14 de março de 2007

Musculação: Benefícios e Cuidados

Quem ao ouvir a palavra musculação, não associou imediatamente essa prática àqueles homens fortes, com um corpo repleto de músculos, super desenvolvidos, que normalmente são vistos estrelando filmes épicos?
    
É preciso desmistificar essa associação e esclarecer que a musculação representa um veículo muito utilizado no treinamento desportivo que visa ao desenvolvimento ou manutenção de qualidades físicas relacionadas com as estruturas músculo-articulares (força, resistência, potência, etc) envolvidos nas diferentes modalidades esportivas.
                
A musculação é uma atividade física que envolve vários segmentos corporais que utilizam à musculatura do corpo humano contra uma resistência. A aplicação da musculação pode estar direcionada aos aspectos:
     
1 - competitivos: levantamentos olímpicos e fisioculturismo
2 - terapêuticos: a medicina, principalmente nas áreas de ortopedia e fisiatria, utiliza muito os exercícios com aparelhos nas reabilitações e correções nos desequilíbrios musculares; recuperação de atrofias musculares; auxilio na correção de vícios posturais; fortalecimento músculo-articular após intervenções cirúrgicas nessas estruturas; fortalecimento muscular durante períodos de imobilização, para se evitar a atrofia,
3 - estéticos: é uma maneira de moldar as formas corporais
4 - recreativos: a musculação recreativa apresenta uma forma de lazer através do trabalho com peso.
5 - profiláticos: a utilização do trabalho contra resistência com fins profilático deve ser encarada como um meio de grande importância para o prolongamento da vida atlética e de todos os indivíduos, reduzindo ou mesmo eliminando o risco das lesões ou vícios posturais.
6 - preparação física: a musculação auxilia no desenvolvimento das qualidades físicas envolvidas nas modalidades desportivas, tais como: força, potência, resistência muscular localizada, etc.

É possível concluir que existe um campo muito amplo no qual a musculação se faz presente, abrangendo pessoas de diferentes faixas etárias ( de adolescentes a idosos ) com os mais diversos objetivos.
                
Inúmeros artigos de revisão tem se apoiado na aplicação de atividade física para pessoas idosas, uma vez que com o envelhecimento ocorrem mudanças no corpo que, se não forem bem administradas, podem trazer uma série de problemas. Entre as mudanças estão a diminuição da massa muscular e, conseqüentemente, da força muscular, problemas como a osteoporose, ligamentos e tendões mais fracos. Mas a chamada terceira idade pode ser vivida com muita qualidade desde que acompanhada de um programa correto de atividade física. O ponto alto deste programa é a utilização da musculação com o objetivo de prevenir doenças e uma melhora na qualidade de vida. Músculos saudáveis ajudam os idosos a se manterem independentes, reduzindo de forma significativa as quedas nesta fase. Outro grande problema da área médica é a osteoartrose (processo degenerativo das articulações) que atinge não só os idosos. Pesquisas tem concluído que os exercícios com peso ajudam a manter a funcionalidade das articulações, fortalecendo a musculatura adjacente e de apoio, aliviando a dor aos movimentos e eliminado o espasmo.
 
Após essa pequena descrição dos diversos campos de atuação da musculação, é possível considerarmos a musculação como uma ótima opção para os adolescentes. É na faixa entre os 13 aos 17 anos que ocorre a maior procura da musculação, por inúmeros motivos: estético, corretivo, melhora da performance em determinada modalidade desportiva e até por razões psicológicas de auto afirmação. Atualmente, é possível empregarmos a musculação para trabalharmos com adolescentes, sem que haja prejuízo algum para seu crescimento, desde que o profissional atente para o fato de que esse indivíduo jovem possui estruturas óssea, muscular e articular em formação, portanto, o trabalho executado deverá ser totalmente diferente de uma pessoa adulta.
                
Gostaria de deixar um recado aos pais: não se iludam quando seu filho de 15 ou 16 anos mostrar uma aparência de atleta, forte, esbelto. Desconfie, pois com apenas 15 anos ele não teve tempo para ganhar massa muscular. Às vezes esses meninos apresentam um crescimento acima da média (mas somente em altura), mas não houve tempo suficiente para que o organismo apresente alterações em sua musculatura, com certeza absoluta o uso de esteróides anabolizantes esta presente. ESTERÓIDES ANABOLIZANTES, que são drogas com estrutura semelhante a da testosterona (hormônio masculino relacionado ao desenvolvimento genital masculino, desenvolvimento somático em geral (desenvolvimento do músculo e da matriz orgânica do osso), que acarretam um aumento do peso corporal, devido a retenção de líquido e pela hipertrofia muscular. Na adolescência, assim como na fase adulta, o uso de esteróides pode prejudicar o crescimento, deteriorar as funções hepáticas ( fígado ), aumentar o peso dos rins, uma maior tendência para lesões ósseas e distensões e até rompimento dos tendões, ligamentos e músculos. Podem resultar numa redução do tamanho e função testiculares e numa diminuição na produção espermática.
                
A utilização da musculação na preparação física, nos dias de hoje, é de suma importân
Comentários