Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Moxabustão para aliviar a dor

Crédito: medicinachinesapt.com Moxabustão para aliviar a dor
Moxa com bastão

A moxabustão é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza a moxa para o a estímulo de pontos de acupuntura, meridianos e tratamento de condições físicas.

Segundo os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa a moxabustão é utilizada para fortalecer o Qi ( energia) e movimentar o sangue, quando há estagnação, promovendo sensação de bem-estar e alivio de dores.

Essa técnica pode ser entendida como uma acupuntura térmica, onde há a aplicação de calor em áreas específicas do corpo promovendo relaxamento, diminuição da rigidez muscular, ativação da circulação local e também possui efeitos positivos no sistema imunológico do paciente.

A moxabustão é indicada para tratamento de diversas condições dentre elas: de dores musculares, dores nas costas, dores nos joelhos, relaxamento físico e mental, estresse, ansiedade, depressão, constipação, insônia, diarreia, problemas digestivos, resfriado, sinusite e problemas menstruais.

A moxa é feita a partir da combustão da erva Artemísia e pode ser utilizada em forma de bastão ou em lã. O bastão é acesso e o terapeuta deixa-o a cerca de um cm da pele do paciente obtendo o efeito terapêutico.

Essa aplicação não gera nenhum tipo de dor para o paciente e também não deixa marcas ou cicatrizes na pele, já que a moxa é mantida a distância.

Como temos a aplicação de calor no local, os pacientes relatam sensações agradáveis de relaxamento e também a diminuição da dor.

Pode-se fazer  a aplicação em casos de dores crônicas como, por exemplo, artrite e artrose  e também em casos agúdos como entorses e obter melhoras significativas da dor. 

Existem casos onde a moxa é contraindicada, dentre eles: pessoas com febre; pessoas alcoolizadas; pessoas com queimaduras; pessoas com feridas abertas ou traumas recentes; mulheres grávidas e pessoas extremamente alérgicas a odores fortes.

Para que o tratamento com a moxa tenha bons resultados é necessário procurar um acupunturista.

Comentários