Colunistas

Publicado: Sábado, 18 de outubro de 2008

Monumentos Históricos, Itu - O DVD

Monumentos Históricos, Itu - O DVD

Certamente que ao se servirem dos confeitos, doces, sucos, água, café, leite e outras guloseimas, primorosamente elaborados, num delicioso café da manhã nas dependências do Quartel, as pessoas ao mesmo tempo se extasiavam, pressurosas em comentar sua ótima impressão a respeito de um trabalho de tamanha profundidade, como o do vídeo ali mostrado, “Monumentos Históricos – Itu”.
 
Em termos de mídia, ao que se sabe, ainda não terá sido feito documentário mais completo, interessante, vistoso, sobre os monumentos arquitetônicos da cidade.
 
Um passeio envolvente pelas Igrejas do Bom Jesus, da Matriz, do Patrocínio e do Carmo. Enfoques sobre o majestoso conjunto da unidade militar, outrora Colégio São Luís, a Casa Imperial na Praça Dom Pedro I, Espaço Cultural Almeida Júnior, Museu Republicano. Passagens ainda pela Fazenda Capoava e Chácara do Rosário, a realçar o alcance do turismo rural. Sem faltar um interessante apanhado de todo o histórico do hoje Espaço Fábrica São Luiz.
 
Esta crônica é elaborada no mesmo dia do evento, 16, no Teatro do Quartel e não tem a pretensão de descrever todos os enfoques, com detalhes, razão porque a não menção de possíveis aspectos e nomes – são tantos afinal - não deva jamais ser tomada como desapreço. Absolutamente.
 
Ocorre o comentário, muito mais por conta de um agradável desabafo, para se poder dar expansão à admiração e ao entusiasmo que as filmagens causaram aos convidados.
 
A excepcional qualidade do DVD ficou por conta de uma equipe altamente selecionada, distribuída entre Direção, Depoimentos, Trilhas Musicais, Coordenação e Arte.
 
Até porque são numerosos os nomes e da mais alta categoria, mencione-se o mentor principal, na Direção, José Antonio Barros Freire. A Arte correu por conta de Tom Maia.
 
Só para se saber, nos competentes depoimentos, brilharam nada menos de dezenove pessoas.
 
Para citar uma só, a do conhecido maestro Chiquinho de Moraes que, sem pejo, declarou ter ido às lágrimas, em função da melodiosa trilha sonora. O Coral Vozes esteve impressionantemente afinado. Será certo, inequívoco mesmo, que, na platéia inclusive, mesmo que o tenham disfarçado, os mais sensíveis se permitiram chorar de emoção.
 
Evidentemente e como conseqüência natural do deslumbramento de quem assistiu a essa notável peça de arte, logo surgiram sugestões de um muito maior aproveitamento dela, através de divulgação.
  
Uns a dizer que tal vídeo deveria ir a todas as escolas. Outros – e o olhem a abrangência dessa ousadia se perpetrada ! – que fosse entregue à emissora para que com essa matéria viesse a compor um dos “Globo Repórter” das sextas-feiras. Itu ganharia projeção nacional maior e mais apropriada e iria, com seus verdadeiros e autênticos valores, adentrar os lares todos, até do exterior.
 
Alguém saiu-se com esta, não menos brilhante idéia de aproveitamento total do vídeo: exibição em telões, nas praças públicas, em algumas noites de sábado Na praça da Independência, Largo do Carmo e, numa experiência nova, também no pátio do Mercado, um largo espaço ainda inexplorado embora central, para a concentração de público. O mesmo trabalho seria feito em cada bairro, nos quatro cantos da cidade. E por que não – aduziu alguém – a Prefeitura promover todo um aparato, num carro de som e imagem bem aparelhado, a ser anunciado com boa antecedência e apresentado em todas as cidades da vizinhança?
 
Um plano puxa outro e o assunto se desdobra. O vídeo contemplou perfeitamente os monumentos históricos, num contexto arquitetônico.
 
Se não o fez no tocante a monumentos outros e assemelhados, como estátuas, hermas, marcos e bustos, é porque, contraditoriamente, nesse particular, Itu ainda é muito pobre. Hora portanto, mais do que nunca, de se pensar em como estariam também devidamente decorados os logradouros com monumentos. Poucas cidades serão pródigas em fatos históricos e com elenco de antepassados ilustres, como Itu possui.
 
Índice inquestionável do verdadeiro apreço pela história da cidade e daqueles que a construíram ao longo dos tempos. São os benfeitores de ontem que presentearam os beneficiados de hoje. É bom que todos disso se lembrem e reconheçam.
 
Ressalte-se também e se louve os diversos patrocinadores das filmagens, na primeira plana o “gasNatural São Paulo Sul” e a “Hydro”.
 
Há que se anotar a proverbial lhaneza e cordialidade de como sabem receber o comandante e comandados do núcleo local do Exército, o 2º GAC-L.
 
Veja-se outrossim tanto na capa como no DVD, a logomarca, - palmeiras, cujas folhas têm o formato simbólico de mãos para o alto, em fundo verde, - que já conclama a todos para os festejos dos 400 anos da fundação de Itu, em 2010.
 
O DVD comparece portanto como dos primeiros e mais importantes passos, na celebração próxima da “Itu Quatrocentona”.
 
Falta somente motivar e envolver a população, não somente das classes maiores como do povo geral. Os telões, referidos ali atrás, cuidariam desse contágio no ânimo dos cidadãos pela data próxima, com absoluta prop
Comentários