Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Monumentos de ontem

Nos grandes centros urbanos, aqueles mais antigos propriamente, como também em cidades de porte médio, encontram-se construções antigas mas sólidas, que serviram no passado para instalações de indústrias famosas. Aparentemente abandonadas.

Para exemplificar e, no caso, bem próxima, lembram-se todos da grandiosa Fábrica São Pedro, de área ampla e agora de imensos vazios. Tem sido apenas subaproveitada com vários ramos de negócio, de ocupação apenas parcial.  Para contrapeso, sobre ela parece existir um daqueles embaraços sem fim, o das causas judiciais. Essa pendência já ultrapassou toda uma geração.

Conhecida como Maria Cândida, interligada à Cia. Fiação e Tecelagem São Pedro , salvou-se ela, depois de algum tempo fechada ao servir de local para feiras e assemelhados e onde atualmente está instalada a Fidelity. Outro exemplo, o imenso terreno e o resto das paredes externas da Brinquedos Mimo. Foi salva por um leilão e os compradores evidentemente que tem ou terão um plano para seu aproveitamento.

Mencione-se, a propósito, a menos conturbada evolução, no que diz respeito ao aproveitamento coerente das instalações da Fabril Redenção, em cujos interiores, reformados, existem agora o Pão de Açúcar e o Unishopping. A mesma área ainda acomoda bares, restaurante, posto de gasolina e amplo estacionamento. Na realidade, a Fabril em Itu era um braço da imponente Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Porto Feliz.

Prédios dessa ordem se constituem, pois, em verdadeiros monumentos arquitetônicos, nos quais às vezes se sobressaem apreciáveis adornos. Salto que o diga, com a Brasital e depois Santista. Essa unidade fabril foi inteligentemente adquirida pelo Ceunsp que a transformou num dos mais destacados estabelecimentos de ensino superior. Ademais, uma instituição essa, que começou em Itu ao adquirir o prédio da Faculdade de Filosofia Nossa Senhora do Patrocínio, obra arrojada para a época, do emérito engenheiro João Walter Toscano, de saudosa memória. Ainda hoje admirada pela concepção avançada de suas linhas e contornos. Posteriormente, parte do tradicional Colégio do Patrocínio foi também incorporada pela mesma instituição. Faculdade, Colégio e ao depois a Brasital, unificados, hoje um admirável conglomerado de ensino.

Por isso mesmo, repercutiu muito favoravelmente em Itu, o reaproveitamento do tradicional Ituano Clube, relegado ao desuso por várias décadas. Com um diferencial, o de se localizar fronteiriço à Praça Padre Miguel, o centro da cidade e a servir de habitual convergência do povo em geral.

Prédios industriais vazios e a um pelo menos aparente abandono, são encontrados em grande número, no Bairro do Brás, em São Paulo.

O Rio, com as obras do novo porto, na avenida Brasil, os imensos e desgastados prédios, demolidos ou reaproveitados, vão concorrer para amenizar a feiura da entrada da cidade maravilhosa.

Monumentos de ontem.

 

Comentários