Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Monsenhor Durval, reitor do Santuário

Plena de unção, muita fé e de natural alegria, assim aconteceu a solenidade de investidura do Monsenhor Durval de Almeida, como Reitor do Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja do Bom Jesus.

Domingo, 19 de fevereiro

Muito antes das 10 horas, o templo já estava repleto e com as laterais todas ocupadas por fiéis, que permaneceram em pé nas duas longas horas da Santa Missa, entremeada de atos próprios, previstos no Direito Canônico, eis que oficialmente foram lavradas as atas, seguidas do juramento, pelo Monsenhor, de fidelidade à Igreja para aquela missão e ao Sr. Bispo Dom Vicente.

O séquito de entrada, com Dom Vicente no final, a saudar todos os presentes, contou com coroinhas, ministros, diáconos e vários sacerdotes. Entraram juntos, lado a lado, o novo Pároco da Candelária, Padre Francisco e o Monsenhor Durval.

Revelou o Sr. Bispo, na oportunidade, que o Santuário se vincula oficial e diretamente à Cúria Romana, um fato provavelmente até agora desconhecido do povo ituano. Na verdade, por esse motivo, quis notoriamente Sua Excelência realçar a importância desse tradicional templo católico e revitalizar as costumeiras romarias vindas a Itu de todas as partes.

Os cânticos sacros estiveram a cargo do Coral da Igreja do Carmo, cujo brilhante desempenho já é bem conhecido.

Na verdade, a Igreja do Bom Jesus, desde os tempos dos Padres Jesuítas, levava bem o jeito de Paróquia e se constituía num oportuno e generoso apoio à Matriz. Essa tradição atravessou os anos e agora, mais ainda, com o Monsenhor Durval à frente, serão mantidos pelos seus frequentadores o carinho e a simpatia pelo querido templo católico.

Certa feita – e não faz tempo – ano passado se engano não houver, em cerimônia na Igreja do Carmo, Sua Excelência Reverendíssima, declarou que gostava de vir a Itu e que reconhecia a religiosidade de sua gente. De fato, Dom Vicente faz realçar destacadamente todos os passos da liturgia, que entremeia com comentários oportunos, de maneira afável e extremamente simpática. É o seu jeito natural de ser.

Recaiam sobre o Monsenhor Durval todas as graças que bem merece, justamente quando, ao atingir o merecido estágio de repouso, ao invés de jubilar-se, opta por prosseguir no amanho das ovelhas do Senhor. E ali, terá mais tempo ainda para o atendimento aos fiéis, missão primária e primeira dos padres, um trabalho para o qual  sempre se mostrou solícito e disposto.

Comentários