Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Momento histórico

Andou bem a ACADIL ao lançar, ano passado, um concurso livre e aberto, aos ituanos natos e de opção, mesmo àqueles que não são moradores aqui, para inserção de crônicas em livro.

Houve ampla divulgação e não menor espaço de tempo para a oferta dos trabalhos – 45 dias, exatamente de primeiro de outubro a quinze de novembro.

O tema, livre na forma de se expressarem os concorrentes, prendeu-se apenas à única condição de que o foco, fosse qual fosse, recaísse sobre a cidade de Itu.

Viu-se nesse contexto o meio de cultuar a cidade, em especial pela passagem desse feito todo especial e particular, pelo aniversário em 2 de fevereiro de 2010. Itu chegava aos gloriosos quatrocentos anos de sua fundação.

A cidade de Itu, desde meados de janeiro e em todo este fevereiro, vem com seus dias recheados de múltiplos eventos comemorativos.

Se são legítimas e necessárias as festas passageiras e tão do agrado do público, de celebração e regozijo, calam mais fundo e mais altas, todas as expressões de afeto e comemoração, as ações de ordem perene e que por conseguinte ficam e atravessam o tempo indefinidamente. Assumem as obras definitivas um como relicário de lembranças de um povo que soube registrar seus dias de glória.

Por sinal que foram várias e diversas as formas de assinalar e gravar no papel, a lembrança da cidade quatro vezes secular, a oitava comuna mais antiga do estado de São Paulo. Digam-no os jornais e revistas locais.

Entretanto, ao lado da estátua majestosa do fundador, inaugurada na manhã do domingo, 31 de janeiro, na Praça da Independência, conceda-se aos livros publicados (e outros no prelo), a maneira mais direta de fixação dos fatos.

Portanto, na esteira própria dessa consideração, sem desmerecer nenhum outro empenho de louvores a Itu, o livro “Itu, pelos ituanos”, lançado pela ACADIL, um primoroso compêndio, se alça numa abrangência maior, dada a multiplicidade num só local de pareceres, encômios, ideias e declarações de afeto à veneranda Itu.

É a maneira coletiva com que a ACADIL, justamente no que lhe é próprio – a literatura - envolver-se por si e pelos participantes do livro, num abraço eloquente do povo com a cidade.

Essa histórica publicação estará à disposição de eventuais interessados junto à Ottoni Editora, desta cidade.

O lançamento do livro, importante e inspirado, na tarde do sábado 20, no auditório do Sincomercio, por isso tudo, se consagra merecidamente como autêntico momento histórico.

Comentários