Colunistas

Publicado: Terça-feira, 5 de junho de 2007

Mobilidade Urbana,um presente para o Meio Ambiente

Mobilidade Urbana,um presente para o Meio Ambiente
Uma cidade planejada para um Meio ambiente melhor
Todo ser vivo se encontra em um Meio que lhe condiciona a evolução, isso de acordo com o seu patrimônio hereditário e as condições locais onde se fixarem, não importando em que reino esteja relacionado, Mineral, Vegetal ou Animal.
 
A reação de evolução sobre o patrimônio hereditário e tais condições locais, levam à individualização dos seres e a sua adaptação ao modo de vida proposto.
 
Quando o meio muda, os organismos reagem através de uma nova adaptação, sempre em busca de uma maneira mais fácil e eficaz de se manterem vivos na cadeia onde habitam.
 
Optar por tais mudanças podem ter seus benefícios, mas na realidade, tais benefícios podem ter várias consequências e algumas delas muito prejudiciais se não houver um equilíbrio no processo de adaptação. Aí, em vez de melhorar as condições para a evolução das espécies, acabam prejudicando e causando danos gravíssimos para todos os Meios Ambientes.
 
Vejam por exemplo as mudanças e adaptações provocadas pelos automóveis desde sua origem. Tais mudanças foram pensando na rapidez e facilidade de locomoção para os seres humanos, só que durante os tempos houve um desequilíbrio nas ações, dando mais condições de evolução para as máquinas do que para as pessoas e hoje começamos a perceber as consequências negativas causadas por tal fato que estão influenciando diretamenta na evolução de todos os sistemas e formas de vida contidos no Planeta.
 
A locomoção dos seres humanos em nossos Meios, tem sido organizada de forma irracional, dando mais prioridades nas condições de deslocamentos para as máquinas motorizadas, principalmente as movidas a combustivel fóssil (petróleo) incentivando assim todo o lado comercial e financeiro, e esquecendo o lado social, ou seja, daqueles que não fazem o uso delas ou fazem, só que de maneira racional ou auto-sustentável.
 
Com a tentativa de adaptar-se a essas novas condições e amenizar este desequilíbrio, desde o ano de 2001 é realizado o Forum Mundial Social, onde entidades da sociedade civil reunidas, discutiram e assumiram o desafio de construir um modelo sustentável de sociedade e de vida, baseado nos princípios da solidariedade, liberdade, eqüidade, dignidade e justiça social. Um de seus fundamentos principais levantados é o respeito às diferentes culturas urbanas e o equilíbrio entre urbano e rural.
 
Destas discussões, foi criado o conceito da Mobilidade Urbana Sustentável, que é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados, de forma efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.
 
Quando falamos em Meio Ambiente, logo nos vem a imagem da Natureza, com suas matas e rios. Mas na verdade, todo espaço é um Meio Ambiente, seja ele na zona rural ou urbana, cada um tem suas características próprias onde os seres vivos compartilham sua luta pela evolução diária.
 
A partir do momento em que os seres humanos começarem a tomar atitudes visando melhorar o Meio Ambiente em que estiverem relacionados, iniciando suas ações no momento em que acordam para enfrentar mais um ciclo diário, até o momento em que se deitam para repor as energias para o ciclo seguinte, não precisaremos mais nos preocupar com o restante, pois tudo irá se reverter na forma de uma cadeia de ações, refletindo diretamente na mais pura forma de Meio Ambiente que é a Natureza.
Comentários