Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Misericórdia de Deus e dos homens

“Provai e vede como o Senhor é bom, eterna é a sua misericórdia!”

Estamos diante de uma sociedade fria e calculista. Desigual, desumana, desunida, descrente, desorientada.

Parece ter tudo, mas vive insatisfeita, inquieta, buscando no dinheiro e no consumo a razão e a alegria de viver.

Vê-se o declínio dos valores fundamentais. O ser humano e a sociedade tornam-se cada dia mais desacreditados. Não se pode confiar em nada e em ninguém. Estamos sendo dominados pelas falsidades e pelas mentiras. O homem tem medo da verdade.

Crescem o individualismo, as divisões, as disputas pelo poder e pela riqueza. Os fortes exploram e submetem os fracos, os maiores engolem os menores, os ricos dominam os pobres...

Falta aos homens a bondade, a solidariedade, a fraternidade, e compaixão sobretudo pelos mais fracos, pobres e necessitados. Parece uma sociedade de inimigos onde a compreensão, a amizade, a tolerância e a paciência não têm mais espaço.

E o perdão? A misericórdia? Tão necessários, tão raros entre os humanos. Queremos o perdão e a misericórdia, mas não os praticamos.

Conforme afirma Santo Inácio de Antioquia, não pode falar de Jesus aquele que se encanta com o mundo. Não pode falar de Jesus porque não o conhece ou porque não aceita, nem vive a Verdade, porque não sabe amar.

O que seria dos homens não fosse a infinita misericórdia de Deus?

João Paulo II, na encíclica “Deus, Rico em Misericórdia” (13), escreve: “Há teólogos que afirmam ser a misericórdia o maior dos atributos e perfeições de Deus; e a Bíblia, a Tradição e toda a vida de fé do Povo de Deus oferecem-nos testemunhos inesgotáveis”. Ainda, segundo ele, “A Igreja professa a misericórdia de Deus, a Igreja vive dela na sua vasta experiência de fé e também no seu ensino, contemplando constantemente a Cristo, concentrando-se nele, na sua vida e no seu Evangelho, na sua Cruz e Ressurreição, enfim, em todo o seu mistério”.

Garantida está, portanto, a bondade, o perdão e a misericórdia de Deus para com seus filhos (como bem nos ensina a parábola do filho pródigo), mas o que será do mundo sem a bondade e a misericórdia humana? Como sonhar com um mundo melhor, mais humano, justo e fraterno?

Por isso, Jesus Cristo (razão de nossa esperança) insiste: sejam misericordiosos como o Pai é misericordioso... busquem a santidade, fazendo a Vontade do Pai... abram-se ao Espírito da Verdade... - “O Amor muda corações e dá a paz. Quão grande é a necessidade da misericórdia no mundo!” (João Paulo II)

“A misericórdia é um sentimento que nasce do coração e tem por objeto as misérias alheias, corporais ou espirituais, de tal modo que elas nos doem e entristecem como se fossem próprias, levando-nos a empregar na medida do possível os meios oportunos para tentar aliviá-las.”
(Santo Agostinho)

Temos que confiar na «ajuda da graça de Deus» e acreditar que, com amor, podemos fazer deste mundo um local melhor para se viver.

Que Nossa Senhora, que soube acolher Deus em seu ventre, nos ajude a aceitar que Deus more dentro de nós e a cumprir Seus mandamentos sobretudo numa vida de mansidão, respeito e boa consciência, libertando-nos do medo de amar e ser amado.

Comentários