Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 11 de abril de 2012

Merengue, Rumba e Zouk

O Merengue é ritmo originário da República Dominicana e, de certa forma, do Haiti, o país vizinho que compartilha a ilha. O Merengue consiste numa combinação de duas danças: o “africano” e o “minueto francês”, dos anos finais de 1700 e princípios de 1800. Segundo consta, os escravos ao observarem as danças de salão nos bailes das "Casas Grandes" começaram a imitá-las nas suas próprias festas. Como as danças dos europeus eram demasiadamente calmas e enfadonhas para eles, com o passar do tempo, os cativos dominicanos adicionaram uma batida especial, providenciada pelos tambores. Um dos passos desta dança era chamado de merengue, o que acabou se tornando a denominação desta manifestação cultural. Há autores que consideram que a denominação merengue deriva do modo como os dominicanos se referiam aos franceses, os colonizadores daquele país. A dança, derivada de seus ritmos folclóricos, faz parte da cultura caribenha. Com movimentos sinuosos e contínuos, os dançarinos transmitem muita sensualidade e malícia.

No final da década de 1930 e no início de 1940, nos países agora chamados República do Congo e República Democrática do Congo, uma revolução sonora se realizou. Nas décadas anteriores à independência do país, músicos criaram uma música unicamente congolesa. Mas essa música nacional, baseada em formas musicais congolesas, também incorporou gêneros tocados no exterior, em particular em Cuba e outros países latinos. No entanto, as músicas latinas não eram completamente estrangeiras: a rumba, o son montuno e o samba, entre outros gêneros, foram baseados em vários níveis em tradições musicais levadas da região do Congo através do Atlântico junto com os escravos.

A Rumba, ou mais especificamente, a Rumba Cubana, é, sem dúvida, uma das danças mais populares entre a grande maioria dos dançarinos latino-americanos. Tal como acontece nos Estados Unidos da América e em Cuba, o ritmo pode apresentar diversas variações e diferentes formas de dançar, dependendo do país onde é praticado.

O Zouk é um ritmo que também nasceu no Caribe, nos países de colonização francesa. É uma dança bastante difundida em diversas partes do mundo. Ritmo bem tropical e muito conhecido no Pará, o Zouk - que significa festa - é uma dança praticada principalmente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco, todas de colonização francesa. No Brasil, o ritmo difere daquele que se vê no Caribe, pois entre nós sofreu influências de outras formas de dança. O Zouk é dançado com movimentos contínuos, que resultam num passeio em liberdade melódica, com respiração nas pausas. Sua musicalidade e ritmo ensejam o romantismo e a amizade, fortalecendo um dos mais gratificantes prazeres da vida, que é dançar.

Comentários