Colunistas

Publicado: Sábado, 18 de agosto de 2018

Menos cor, por favor

Menos cor, por favor
Luz ultravioleta revela como eram de verdade as estátuas e construções da Antiguidade Clássica - originalmente pintadas com cores berrantes.
 
- Olha, seu Augusto, vou falar uma coisa pro senhor... eu posso até estar jogando contra o patrimônio, mas acho que não vai ficar nada bom colocar cor na sua estátua. Eu bem que podia ficar quieto, fazer meu serviço de pintor, pegar meu dinheirinho e ir embora pra casa. Mas, sendo o senhor Imperador de Roma, me sinto na obrigação de alertar, compreende? É quase um dever cívico.
 
- Ninguém pediu sua opinião. Limite-se a cumprir minhas ordens!
 
- E digo mais, com todo respeito que lhe devo: o senhor vai ficar parecendo aquelas imagens que tem pra vender em Casa do Norte ou loja de macumba, sabe como é? Escuta o que estou lhe falando, seu Augusto... o resultado vai ficar sinistro!
 
- Mas deixar assim, só no mármore? Nem pensar. Fico muito pálido, sem expressão. Tenha em mente, meu súdito, que minha intenção é ganhar a simpatia e admiração do povo romano. Sem cor na estátua, ficarei parecendo um cadáver, uma representação inexpressiva.
 
- Não sei não, Majestade. Parece mais clássico assim. Além do que, se pintar por cima, tem que ter manutenção periódica para evitar a descoloração provocada pelo sol e pela chuva. Dois ou três meses no tempo e fica tudinho desbotado, vai por mim. 
 
- Poupe seu latim. Não vou mudar de ideia.
 
- O mesmo vale para os templos. Convenhamos que é bem jacu esse colorido todo né, Gustão? Para o meu gosto, deixar no mármore ficaria chic e atemporal, imune a tendências e estilos. O senhor entende meu ponto de vista? Eu estou pensando lá na frente, daqui a dois mil anos. Imagine o que vão pensar no futuro quando descobrirem o mau gosto que a gente tem hoje?! O seu bom e glorioso nome corre o sério risco de ficar manchado.
 
- Chega!
 
- Mas se o senhor insiste em pintar, sugiro tinta branca, só para proteger a pedra. Seu Augusto, vou dar um exemplo para o senhor compreender melhor o que eu digo: imagina um cemitério com as estátuas todas coloridas... ia parecer concentração de escola de samba. Não orna, ficaria uma tremenda parafernália.
 
- Guardas! Guardas!!!
 
- Tá bom, Imperador. Vou fazer um teste num pedacinho da sua estátua, para o senhor comparar com o original só no mármore. Vai ficar mais fácil entender na prática o que estou dizendo. 
 
- Vá lá... faça logo esse teste, então.
 
- Alea jacta est!
 
 
 
Fonte imagens: opiniaoenoticia.com.br
© Direitos Reservados
 
Comentários