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Publicado: Quarta-feira, 19 de setembro de 2001

Marketing Viral - Alta performance com baixo custo

A idéia básica do Marketing Viral consiste em 'convencer' clientes e consumidores a transmitir nossa mensagem de marketing para sua lista de amigos e relacionamentos. Essa poderosa ferramenta, quando bem utilizada, pode gerar mais resultados do que no marketing tradicional. O know-how de marketing de rede, comunidades virtuais, one-to-one e marketing de permissão são fundamentais para entendimento e produção dessa idéia.
   Steve Jurvetson, que sugeriu esse nome, tem uma empresa de investimentos (Draper Fisher Juvertson) que não entra em nenhum negócio onde esse concepção não esteja presente.
   Outro conceito fundamental para entendermos o funcionamento dessa ferramenta é o de Afiliação. Quase todo meio de comunicação está comprometido com seus anunciantes ou acionistas. Seria pouco provável que um jornal, revista, radio ou emissora de TV veiculasse alguma coisa negativa de quem patrocina sua existência. Por isso quem recebe a informação credita maior ou menor confiança no veículo. Essa confiança se traduz no grau de interatividade com as propostas ofertadas (cadastro, compras, pesquisas, etc.).
   Quando alguém se propõe a trabalhar para quem recebe a informação, existe a condição de afiliado e o relacionamento é muito mais interativo. A revista do IDEC é um bom exemplo, estruturas religiosas, clubes e até sistemas de marketing de rede produzem essa condição. A Internet é o melhor lugar para exercer essa prática. Estou falando em comunidades que se agregam virtualmente, redes que se formam com a facilidade da tecnologia da informação e principalmente uma cooperação inerente (apesar de pouco praticada) às relações humanas.
   O Marketing Viral precisa ser 'eticamente correto' para quem passa e (de alguma maneira) vantajoso para quem recebe. O importante é entendermos que estamos ainda experimentando os meios de faze-lo e avaliar seus resultados, portanto um excelente momento para 'contaminar'. O tênue fio que separa a ação de marketing viral de uma dessas correntes é perigoso e pode até ser entendida como SPAM. Por isso é muito importante agregar a experiência de marketing em comunidades, redes, afiliação e permissão dos clientes. Outra coisa importante é que o data-base obtido por esse processo é muito eficaz e de baixo custo.
   
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