Colunistas

Publicado: Sábado, 26 de janeiro de 2002

Marketing Viral

A questão que mais intriga o marketing digital é como conseguir fazer com que sua mensagem seja transportada para um grande numero de pessoas através do chamado marketing viral.
   
   Você tem alguns artifícios como premiações ou doações a projetos sociais, mas que cada vez mais estão perdendo a sua força. Perdem sua força devido a poluição de mensagens e correntes e outras tantas coisa que são ao diariamente enviadas a caixas de mensagens.
   
   Acredito que este é um dos maiores erros das campanhas que tenho visto ultimamente na internet. A comunicação por e-mail obedece outras regras e pertence a uma outra dimensão quanto a velocidade e o poder de alcance.
   
   Na semana passada recebi da minha cunhada a seguinte mensagem:
   "Um cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção. Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los.Então, quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz: - Ah, que delícia este tigre que acabo de comer! O tigre pára bruscamente e sai apavorado correndo do cachorrinho, e no caminho vai pensando: 'Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!' Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado. O tigre, furioso, diz: - Cachorro maldito! Vai me pagar! O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. 'Ah, macaco traidor! O que faço agora?', pensou o cachorrinho. Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz: - Macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou!
   (Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento) Albert Einstein"
   
   repliquei dizendo que tinha achado genial.
   
   Na mesma hora enviei para uma lista de amigos, entre eles Gilson Schwarts, Murilo Martin, Sidney Basili , Álvaro de Souza, Herbert Steiger, Antonio Atayde.
   
   No dia seguinte, fui almoçar com Joseph Levy, um dos principais executivos de Marketing do País, ele me agradeceu por ter enviado o e-mail, dizendo que só eu mesmo para mandar uma coisa genial como essa e me disse que na mesma hora enviou para o mailing dele, entre eles o Álvaro da Tomphson, _______ da AGE, entre outros.
   
   Fiquei imaginando que cada um dos que mandei o e-mail tenha feito a mesma coisa, primeiro imaginado o quanto genial eu era e depois eles enviaram para pessoas que eles consideraram, as pessoas que receberam como o Álvaro da Tomphson imaginaram que só mesmo o Joseph para mandar um e-mail como aquele para eles, e provavelmente na mesma hora repassaram para seus contatos , que receberam a mesma impressão de que como o Álvaro é genial e mandaram para os seus e assim por diante.
   
   Ou seja, provavelmente em menos de 24 horas a história do cachorrinho percorreu os principais executivos de marketing do Brasil.
   
   Isso é Marketing Viral, isso é o poder, velocidade, abrangência e penetração de uma mensagem adequada de marketing digital.
   
   
   
   Outro exemplo, aconteceu hoje (o que me inspirou a escrever este artigo). Ontem a noite recebi um pedido do Renato Cukier da www.webventure.com.br pedindo o meu voto para o Ibest, venho acompanhando o projeto deles neste últimos 4 anos e achei que seria legal pedir a minha lista de amigos para também votar neles, então preparei um e-mail, pedindo um voto para o site deles, qual foi minha surpresa quando hoje de manha recebo dois e-mail´s de outros amigos aos quais não tinha enviado este e-mail, com forward do meu e-mail com meu texto pedindo os votos para a webventure. Ou seja mais uma vez fica evidente o poder e a velocidade do marketing viral.
   
   Para termos esse resultado em uma campanha de marketing através de e-mail temos que realmente repensar as regras o movimento e de que maneira conseguimos alcançar um resultado tão surpreendente, essa é mais uma tarefa difícil do marketing digital.
Comentários