Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Mãos à Obra

Mãos à Obra
De uma sugestão em reunião da ACADIL e ao depois acatada pelo Sr. Prefeito, nasceu uma equipe imensa de pessoas interessadas na promoção de um aniversário condigno para Itu, nos seus quatrocentos anos, em 2010.

As entidades representativas da cidade indicaram filiados seus e assim formaram-se várias comissões (Cultura, Eventos, Patrimônio, Esporte, Saúde, Educação), lideradas por um Conselho de Planejamento e Organização. É impressionante a multiplicidade de idéias e propostas, num empenho animador de cidadãos dispostos a brindar o povo em data tão especial. Especial e rara.

Da mesma maneira como todas as pessoas de bom gosto se vestem adequadamente, à altura da festa ou da cerimônia para a qual foram convidadas, mesmo que conforme a natureza do ato nem seja exija traje mais apurado, o certo é que se espera que Itu também se engalane, na medida do possível, para estar bem bonita quando do momento de se lhe cantar o “Parabéns a Você”.

Com vistas a essa roupagem nova para a cidade, será medida urgente e necessária começar desde logo a dar atenção especial a alguns logradouros e a muitos terrenos abertos, de propriedade da Prefeitura ou não, para serem devidamente cuidados. É de se acreditar que muitas dessas áreas sejam mesmo do município. Todo o entorno da rua Manoel Silveira Camargo,  lado esquerdo no sentido centro bairro, se apropria perfeitamente para nele se instalar um parque aprazível, em toda sua extensão.

Na lateral da Fábrica São Pedro (no mesmo alinhamento do final da rua Santana) também existe pequena área aproveitável. Prosseguindo na mesma direção, que na verdade vem a ser o espaço deixado pelos trilhos da Sorocabana saudosa, há um outro espaço a ser aproveitado e ajardinado. E assim por diante.

Esta crônica sai ao léu e é certo e compreensível que no percorrer a cidade muitas áreas passíveis de aprimoramento devam existir. Tanto que entre as centenas de idéias para as festas, uma delas é justamente a ereção de uma nova e bonita praça que perpetue a data. Comentou-se que dar-lhe a denominação de Praça Quarto Centenário, seria algo assim comum e repetitivo, pois tal citação lembra logo a capital do Estado, que por sinal tão bem comemorou igual data, a ponto de se apropriar dela. Praça 400 Anos, sugeriu alguém. Em suma, valerá mesmo consolidar a proposta e nisso se pode pensar desde logo.

Importante frisar e bem claramente que o número de comissões não é estanque e que, inclusive nas já montadas, está aberto espaço para todos os voluntários. A festa é da cidade, por isso a festa é essencialmente do povo. Venha colaborar.

Falta tempo ainda, é o que parece a alguns. A data estaria longe.

Falta tempo, diga-se melhor, porque de algum modo tempo já se perdeu. Na verdade, todos esses anseios deveriam ter brotado muito antes de 2007.

Mas este é um país singular.

Se no Rio de Janeiro se plantou uma vila olímpica e mil acomodações para os Jogos Pan Americanos, aqui também o ituano não poderia deixar passar os quatrocentos anos de existência desta terra, sem comemorá-la à altura.

Mãos à obra!
Comentários