Colunistas

Publicado: Sábado, 2 de fevereiro de 2013

Luz Nos Corações

Crédito: Internet Luz Nos Corações
A Virgem da Candelária traga luz para nossos corações!

Comemoramos mais uma solenidade em honra de Nossa Senhora da Candelária. A Padroeira de Itu é também conhecida como Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz. São quatro títulos marianos, mas a devoção e a data da festividade são as mesmas.

A origem da devoção tem seus primórdios na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém e na da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento do Filho de Deus. Era tradição entre os judeus que, após o parto, as mulheres ficavam impuras. Então, num prazo de até 40 dias, as parturientes tinha que se apresentar diante do sumo sacerdote para se purificarem, oferecendo um sacrifício: um cordeiro ou duas pombas).

Com base nisso, recordando o famoso cântico de Simeão (o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz a clarear os gentios, nasceu efetivamente o culto em torno de Nossa Senhora da Luz, das Candeias, da Candelária, cujas festas eram sempre celebradas com uma grande procissão de velas.

Há mais de 400 anos, Nossa Senhora da Candelária cumpre sua missão de forma humilde em solo ituano. Diuturnamente ela fica, no altar-mór, apresentando-nos o Menino Jesus, que veio para ser a Luz do Mundo. Ela nos apresenta seu Filho, como quem diz: “Está aqui aquele que pode tirar todas as trevas do coração humano e iluminar os caminhos de todos vocês!”.

É uma tarefa difícil a da nossa Mãe da Candelária. Cravada no coração da cidade, muitas vezes fica imperceptível. A correria do cotidiano é como um cabresto nas pessoas, impedindo que olhem para os lados. Pior ainda: impedindo que olhem para cima, ficando assim esquecidas de pedir bênçãos ao Pai do Céu.

A Senhora da Candelária nos mostra também uma vela acesa, que é símbolo terreno da luz. Aquela luz feita de chama abrasadora, com o mesmo calor que vem do Sagrado Coração de Jesus. É como se nossa Padroeira nos dissesse: “Eis a Luz do Mundo!”.

No campo da Física, a luz tem uma velocidade aproximada de 300 mil quilômetros por segundo. É algo impressionante, um verdadeiro milagre do qual não nos damos conta diariamente. É como se pudéssemos percorrer a distância entre a Terra e a Lua em apenas um segundo!

No coração dos homens, a Luz de Cristo nem sempre consegue ir tão rápido. Decerto que há os casos, velozes e fulminantes, daqueles que abandonam tudo ao vislumbrarem a luz de Jesus. Infelizmente, esses são exceções. A maioria da humanidade ainda evita a luz divina. Homens e mulheres, de todas as idades, em todas as culturas, de várias condições sociais, fecham o coração para a o Nazareno.

Que nossa fé na intercessão da Virgem da Candelária nos motive sempre a levar a Luz, que é Cristo, aos corações que ainda permanecem nas trevas.

Amém!

- Acompanhe o Programa Amém todas as terças-feiras, das 20h às 22h, na Rádio Nova Itu 105,9 FM ou em www.novaitufm.com.br

Comentários