Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 20 de setembro de 2001

Lixo (cyber)espacial

Este artigo fará de você um milionário, basta você...
   
    No início era o verbo...
    A nossa educação e as nossas escolas nos ensinaram (e ainda ensinam) a respeitar e a acreditar no que está publicado. Isso precisa mudar! Temos que dar uma educação capaz de refletir e conseguir separar o joio do trigo.
    A maior vantagem da Internet é o poder de mobilizar pessoas, sensibilizar e levar a ações. Infelizmente essa "boa vontade" está correndo o risco de, como na história de Pedro e o Lobo, ficar desacreditada pela enorme quantidade de mentiras (hoaxes) que são diariamente propagadas. O pior é que as mentiras vem de nossos amigos de confiança que receberam de seus amigos de confiança e assim por diante.
    No início eram as correntes, depois vieram os e-mails que te pagavam ou doavam dinheiro para você mandar (se diziam rastreáveis) para sua lista. Mais tarde apareceram os avisos de falsos virus (até hoje tem alguns). Os piores foram os que envolviam crianças desaparecidas ou pessoas doentes. Praticamente todos nós já enviamos alguma coisa acreditando estar ajudando alguém. Nos sentimos péssimos quando descobrimos que fomos enganados e ajudamos a enganar outros.
    No início deste ano apareceram os Gatinhos Bonsai. Fizeram até um site para dar maior credibilidade a essa bobagem.Um aviso falso de vírus que fez muito sucesso, este ano, dizia para verificar e apagar o (perigoso) arquivo sulfnbk.exe. Era na verdade um arquivo normal do Windows.
   Há dois meses, no calor do "apagão", circulou um e-mail com um texto supostamente assinado por "Ziraldo - um brasileiro de saco cheio", com o titulo "Por que eu não vou economizar energia elétrica!" O texto de protesto bem pesado e de clara desobediência civil causou furor até se descobrir que ele não era o autor. Ele mesmo admite que nunca um texto dele fez tanto barulho e em tão pouco tempo. Outra vitima dessas mentiras (hoax) foi Luis Fernando Veríssimo com o suposto texto "Diga não às drogas" que comparava músicas (funk, pagode, axé, caipiras) às drogas.
   Lamentavelmente, esses e-mails são de fazer inveja aos e-publicitários que tem um trabalhão em conseguir alguns cliques em seus (já ultrapassados) banners.
    Basta de lixo. Informe-se:
   http://www.symantec.com/avcenter/hoax.html
   http://vil.mcafee.com/hoax.asp?
   http://hoaxbusters.ciac.org/
   Mande esse artigo para dez amigos, nas próximas 48 horas e receberá um abraço inesperado de uma pessoa próxima :-)))))
   
   
   
   
   
Comentários