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Publicado: Terça-feira, 13 de maio de 2003

Língua Estrangeira: A Importância do 'Método do Sons'

Quando, há mais de dez anos, ainda residente em Londres, comecei a discutir com amigos Brasileiros, Lithuanos, Poloneses e Russos a importância do entendimento da Língua Inglesa, para que pudéssemos compreender e sermos compreendidos quando estivéssemos nos comunicando com um nativo ('native speaker'), não imaginava o caminho que estava iniciando e a importância de tais discussões.
    Não só no Brasil, mas em outros países, quando um Professor ensina uma língua estrangeira, invariavelmente se depara com o desinteresse do aluno, já que precisa passar pelas intermináveis aulas de gramática, de verbos e tradução.
    Como pode um Aluno responder a uma questão que não compreende? Como pode compreender, se não entende o que está sendo pedido (falado)?
    Para que uma pessoa possa se comunicar, compreender e ser compreendido, precisa estar na mesma sintonia do interlocutor, precisa 'falar a mesma língua'.
    Só poderá fazê-lo se conhecer os sons dessa língua.
    Tanto a Língua Portuguesa, como a Língua Inglesa, são compostas, organizadas, por um 'conjunto de sons', como ocorre na música. As outras línguas também o são.
    Para que possamos desenvolver, com mais facilidade, a habilidade de comunicação em Inglês, precisamos conhecer os sons do Inglês (são 44 os principais e mais usados - para o Português são 46).
    O estudo das línguas próximas ao Português, no Brasil, está se desenvolvendo muito. Tenho o orgulho de ser um dos pioneiros na associação desse estudo ao aprendizado dos diversos idiomas falados em nosso País, com destaque para a Língua Inglesa, com a qual iniciei esta pesquisa. O Francês, o Espanhol e o Italiano já foram incorporados a este trabalho, também.
    O caminho é longo. Você tem que desenvolver uma Metodologia própria, a partir das descobertas que surgem na aplicação prática, em nosso dia-a-dia.
    A gente chega lá, com certeza. É gratificante!
    Mesmo no inicio da aplicação do novo método, já podemos verificar o avanço que há no desenvolvimento do aluno. Ele passa a falar o Inglês, ou outra Língua, corretamente, passando a ser compreendido, o quê lhe dá grande satisfação.
    O interlocutor não mais entende 'tosse' no lugar de 'café' ou 'ano' no lugar de 'ouvido', ou, ainda, 'cama' no lugar de 'ruim'.
    Além de gratificante é muito interessante!
    Abraços, até a próxima.
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