Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 28 de maio de 2014

Lições do açúcar, fáceis e úteis

Comum ao extremo que, à mesa, as casas de pasto e lanchonetes disponibilizem o açúcar, envolvido nos clássicos pacotinhos, de uso individual.

Corriqueiro também que tais invólucros frequentemente sejam os do tradicional açúcar da celebrada marca “União”.

De muita felicidade e proveito, pois, a ideia de que em cada pacote haja uma mensagem escrita, frase curta, convite pois, a levar o freguês a pensar. Desde que, evidentemente, preste alguma atenção.

Embalagens dessas, existem as do açúcar comum, refinado, com o timbre comercial de “União Premium”, na cor branca, coloridos somente o nome e figura. De tempos para cá, surgiram semelhantes conteúdos, na forma de oferta do açúcar classificado como “orgânico”. Estas, na coloração mais escura, dividida entre o cinza e o verde.

Quanto às peças brancas (Premium) para o açúcar comum, na sua série de enunciados, ocorrem agora, neste instante, quase ao repente, pelo menos duas delas: “Um simples sorriso muda tudo”  e “Elogie mais”.

Aproveitou-se, à época, para discorrer num desdobramento das sugestões, à guisa de crônica, sobre as cápsulas brancas. Eram uma novidade. Tal matéria provavelmente tenha saído ainda ao tempo da coluna “Última Página” no jornal A Federação, espaço existente até dezembro de 2013. Quiçá, repetidas neste site. É verificar.

Hoje, então, pede-se contemplação dos leitores para comentar, por sua vez, as frases trazidas nos pequenos conteúdos, agora aqueles do açúcar orgânico.

Tudo como pretexto de mera digressão.

Ei-las:

“Valorize pequenos gestos”.

Um papel que se erga do chão, caído ao descuido de alguém, pode ensejar a surpresa de um contato novo, amizade talvez. O estardalhaço cede vez, certamente, à singeleza. Levantar-se de bom humor, segunda feira que seja, alcança em benefício quem cruze com você. Contagia, beneficamente. Deixe o corrimão para os de mais idade. Saber ouvir, é de extrema sabedoria.

“Semeie conhecimento”.

Tanto podem espargir sabedoria os simples como os doutos. Estes retransmitem principalmente o que aquinhoaram nos livros e nas escolas; aqueles, o que aprenderam na vida, mercê de sua boa índole. Tal semeadura não se fará jamais sob o crivo da imposição. Que ela frutifique ao natural, a partir das chances e oportunidades, com leveza e cuidado.

“Plante um futuro melhor”.

Anelo, este, de todo mundo. E é certo que só esperar que as coisas caiam do céu, dificilmente acontecerão. Reflexão, exame de prós e contras, tudo ajuda. Sem esmorecer nem deixar de se esforçar, dê tempo ao tempo. A paciência é irmã da prudência.

“Abrace uma causa nobre”.

O que aí atrás se escreveu a respeito de “um futuro melhor”, aplica-se em muito a esta sugestão, de se empenhar num projeto digno. Fica entanto mais claro, saber-se que a nobreza de uma causa advém sobretudo de quando o bem do próximo é o principal desiderato. Não necessariamente caridade. Crescer na sua personalidade, mesmo que lucro material nenhum lhe advenha do seu empenho. Nobreza.

“Aventure-se”.

Reler os dois tópicos anteriores, deles também se podem depreender pensamentos e ensejos salutares, aplicáveis a este tópico. É que o vocábulo “aventura” poderia ser mal entendido. Diga-se que para tudo há que existir boa dose de coragem. Tudo bem. Mas sem riscos extremados.  Esta sugestão do açúcar (União, orgânico) não irá tampouco querer, contraditoriamente, amargar seu futuro, ao impingir a você um desafio. Não. Haja um arrojo bem controlado, com os pés sempre no chão.

“Dê seu melhor sorriso”.

Lá, nas mensagens do açúcar União Premium, citada uma delas no preâmbulo desta conversa (“Um simples sorriso muda tudo”.), já se encenavam aptidões sem fim, benéficas por demais. Não é à toa que, agora, na vez do açúcar orgânico, a recomendação esteja repetida, a se concluir que o conteúdo é o mesmo. Sorrir, sorrir, sorrir. Às vezes, o semblante do cidadão ou da moça é de si, no natural, um tanto sério ou menos aberto. Nasceram assim, que culpa terão? Um olhar algo sombrio ou um rosto sereno nem sempre estarão a revelar um interior fechado. Em todo caso, seja o semblante da aparência que tiver, urge sorrir. Nada – nada mesmo – há de concorrer melhor para aproximar duas pessoas, do que o sorriso sincero e limpo. Sorria. Que na semana vindoura a gente se veja de sorriso aberto.

 

Comentários