Colunistas

Publicado: Sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ler, reler, refletir

 

SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Fevereiro, 16, 2014  -  Ano “A”

Evangelho (Mateus, 5, 20.22-27.28.33-34.37)

...............................................................................................................................

“”   Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Porque eu vos digo, se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.

Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno.

Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração.

Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas, ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’.

Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum; nem pelo céu, porque é o trono de Deus.. 

Seja o vosso ‘sim’, sim e o vosso ‘não’, não. Tudo o que for além disso vem do maligno”.   “”

...............................................................................................................................

De rigor e de fato, o evangelho acima transcrito se constitui de apenas algumas partes de um texto maior e completo, ou seja, aquele constituídos pelos versículos desde o 17 ao 37 sem cortes, do capítulo 5 de Mateus.

A liturgia católica no Brasil deixa assim que, cada Paróquia, na missa de preceito deste domingo, 16, tanto se utilize do evangelho por inteiro, um tanto extenso, ou, se limite a utilizar de somente alguns versículos.

Como é intento desta coluna prender-se somente a comentários ou pinceladas rápidas e resumidas, como orientadoras de uma reflexão dos evangelhos, fica aí exposto então, parcialmente.

Sinceramente, contudo, hoje, caso os leitores assim possam fazê-lo, seria de suma utilidade buscar na Bíblia a leitura por inteiro (Mt., 5, 17-37).

Trata-se de um conteúdo duro, firme, prova da incoerência do que se vive na época atual em face dos ensinamentos de Jesus.

Ler, reler e refletir...

                                                                                          João Paulo         

 

 

 

 

Comentários