Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Jovem, surpreendente, ituano

Jovem, surpreendente, ituano

Sempre existiram uns e outros, ituanos que se notabilizaram na sua profissão ou em alguma atividade, com repercussão no Brasil todo e, muitas vezes, inclusive no exterior. Sem nenhuma intenção de reprimenda, constata-se, no entanto, que nem sempre os da cidade lhes atribuem a atenção e reverência merecidas, a ponto de às vezes passarem ao largo, pouco reconhecidos seus méritos.

Ao ensejo das Paralimpíadas, o Brasil fez-se representar em diversas modalidades e, de há muito numa sucessão de vitórias, através do chamado Futebol de 5, em que atuam jogadores do sexo masculino, cegos ou com quase nenhuma percepção a qualquer distância. Somente o goleiro tem visão normal. Essa modalidade, com algumas adaptações, assemelha-se à prática do Futebol de Salão. Importante nele, há que se ressaltar, o trabalho do Guia, um chamador, que fica atrás do gol, a orientar os seus pupilos para o instante ideal de se chutar em gol. Utiliza-se de uma bola com guizos no seu interior, a orientar os jogadores pelo seu ruído.

Essa justamente a função exercida por um jovem ituano, Luís Felipe, de 29 anos!

Luís Felipe Castelli Correia de Campos, Guia e animador.

Nesse esporte, lançado na década de 50, além de múltiplas vitórias e consagrações anteriores, o Brasil se fez Campeão em várias jornadas. Em termos da Paralimpíadas  Luís Felipe se consagra como Bicampeão, referentemente a 2014 e 2016. Na verdade, na função de Guia e chamador, atua desde de 2010, o ano em que, aos 25 anos de idade, firmou-se com tais características, precocemente vocacionado.

Bacharel em Licenciatura e Educação Física na UNICAMP. Nessa instituição especializou-se ainda em Mestrado e hoje às vésperas de Doutorado em Educação Física Adaptada.

Foi treinador da equipe ADEACAMP/UNICAMP de rugby em cadeiras de rodas e, aí, Bicampeão brasileiro em2008/2009. Com tantas performances, integra agora a Academia Paralímpica Brasileira, é membro da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada e Coordenador Técnico do Projeto de Iniciação Paradesportiva no Hospital de Reabilitação Carolina Xavier em Curitiba.

Em meio a esta entrevista, em clima sereno e cordial, Luís Felipe, como se fora pouco o tanto que já colhera tão jovem, ainda declara: Hoje tenho alguns projetos de vida. E diz textualmente: Ser professor universitário na área do Esporte Paralímpico e atividades físicas para pessoas com deficiência. Como ituano, deixar um legado dessa minha vivência, que é implantar e coordenar um projeto com a finalidade de proporcionar  condições satisfatórias de  vida e de trabalho, para os deficientes que pretendam viver do esporte.

Atente-se para a escolaridade do menino, se permita falar, Luís Felipe:

Doutorado em Atividade Física Adaptada – FEF/UNICAMP.

Preparador Físico da Seleção Brasileira de Futebol de 5 – CBDV.

Membro da Academia Paralímpica Brasileira – APB/CPB.

Membro da Sociedade Brasileita de Atividade Motora Adptada – SOBAMA

Registro Profissional: CREF 115504 G/SP.

Deverá viajar, pela segunda vez, em novembro próximo, para a cidade de Concepción/Chile, na condição de professor pós graduado.

Vencedor de prêmio em dinheiro, no primeiro semestre deste ano de 2016, como melhor trabalho científico, no mais importante Congresso Paralímpico (VISTA/CONGRES), realizado na cidade de Girona/Espanha.

Comentários