Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 31 de março de 2014

Jesus incomoda

 

IV DOMINGO DA QUARESMA

Março, 30, 2014 – Liturgia: Ano “A”

Evangelho (João, 9, 1-41)

.........................................................................................................................

Também nesta semana, por exceção, recomenda-se que os prezados leitores façam a leitura do evangelho na própria Bíblia, eis que se apresenta um tanto extenso.

A um cego é devolvida a visão.

Ele, um mendigo, bem conhecido por perambular ao Leo, foi cercado de indagações curiosas, sobre como poderia ter sido curado.

- Fora Jesus. Fez lama, me passou nos olhos e mandou lavá-los.

O poviléu, sempre surpreendido, levou o cego aos fariseus que, igualmente curiosos e maldosos ao mesmo tempo, vociferaram e duvidaram da cura, apesar de toda evidência.

Bem que poderia mesmo ser aqui relembrado do dito popular de que “os piores cegos são mesmo aqueles que não querem ver”.

O cego lhes declara que voltara a enxergar graças à intermediação evidentemente milagrosa de Jesus e, mesmo assim era reperguntado como e quem o livrara da cegue queira.

O favorecido da graça de Deus – com o retorno da visão – diz aos fariseus que não entendia a insistência deles, porque já tinha explicitado tudo de como se fizera a devolução da visão e quem o fizera. Entanto, permaneciam incrédulos.

A impertinência e a má vontade contra Jesus, de algum modo, se repete na história da humanidade e é mantida em larga escala nos dias atuais, eis que a modernidade é cega e, de modo bem generalizado, surda também.

Jesus incomoda, - eis aí um impropério; mas incomoda mesmo de igual maneira, tal e qual, como deixava irritados os fariseus em tempos de antanho.

Jesus em verdade incomoda a surdos a seus ensinamentos e mensagens.

Faz-se lembrar aos leitores, que a liturgia deste 4º Domingo da Quaresma, faculta a opção de se optar por evangelho mais breve, também de João, ou seja, 1.6-9.13-17, 34-38.

                                                                                                                                                                                  João Paulo

Comentários