Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Jabuticaba se chupa no pé

O sabor das Jabuticabas

Poucas árvores evocam tantas lembranças e até mesmo saudades nas pessoas que já tiveram uma por perto, quanto à jabuticabeira. Essa frutinha pequena e redonda, de casca preta, doce e brilhante exerce especial atração. Crescem seus frutos – no tronco e nos galhos, um lugar pouco comum. Não podemos deixar de constatar a beleza da árvore com frutos, é simplesmente mágica.

Tipicamente brasileira, aí fazemos uma referência que vai deixar os leitores morrendo de vontade.  Existe uma jabuticabeira que conhecemos muito bem e que, para nossa alegria, não dá frutos apenas em outubro e novembro (meses da safra), mas duas excelentes e generosas cargas anuais, sem contar com as temporãs. Esquecemo-nos de dizer que apesar de dispormos de uma árvore bem próxima de nós, ainda assim algumas sementes foram levadas ao vento indo brotar nos quintais vizinhos. Se fossemos fazer um registro rigoroso de suas produções. Resultado? Até dez cargas distribuídas anos afora! Não é conversa de pescador, não!. Vimos acompanhando, dia-a-dia todo esse processo e por gratidão estamos registrando toda essa abundância. Que ninguém diga que é o trato especial que lhe damos, pois nem isso é feito.

É privilégio mesmo, pois a danada ao mesmo tempo em que tem jabuticabas no ponto, apresenta botões de flor prestes a desabrochar, fica então a jabuticabeira ao mesmo tempo, com flores, jabuticabas minúsculas e aquelas boas de apanhar!

Isso dito, aí fica o convite: bateu vontade de jabuticabas? Não espere, vá atrás de uma jabuticabeira, mas, não esqueça: jabuticaba se chupa no pé. Que delícia!

É verdade, jabuticaba se chupa no pé e não venha com essa história de comprar na feira ou no supermercado que não tem a menor graça, e o sabor se perde totalmente.

Concluímos com um pensamento do famoso Dr. Draúzio Varella:

“Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe”.

Comentários