Colunistas

Publicado: Terça-feira, 27 de janeiro de 2004

Itu tem turismo para todos

Participando de uma Feira de Negócios, Turismo e Educação em Itu, a alguns meses atrás, resolvi fazer uma pesquisa informal com algumas pessoas que apareciam no stand da PróTur. Eu simplesmente perguntava para as pessoas de Itu: "Se alguém parasse você na rua e perguntasse o que tem para fazer em Itu, o que você responderia?".
   
   As respostas foram diversas, incluindo Museu Republicano e Parque do Varvito. Mas muitas pessoas disseram que Itu não tem nada para ver, ou que não saberiam o que responder. Acredito que esse é um dos principais objetivos da PróTur: trazer consciência e conhecimento às pessoas para o fato de que Itu tem turismo para todos.
   
   Nesse artigo, em vez de falar sobre os locais, vou me ater aos públicos que podem aproveitar o turismo de Itu. Na verdade, todos.
   
   Itu tem Turismo Pedagógico: diversas escolas e estudantes universitários do Brasil visitam Itu para aprender sobre história, folclore, arquitetura, geologia, educação ambiental e vivência rural. Fazendas, museus e parques da nossa cidade estão acostumados a receber esses grupos escolares.
   
   Itu tem Turismo Corporativo: Muitas empresas da região, principalmente de São Paulo, procuram Itu para fazer eventos de confraternização ou treinamentos. Como opção, elas encontram uma infinidade de possibilidades que passam desde fazendas muito bem equipadas e cavalgadas para treinamento de equipes, até chácaras e hospedagem de toda sorte.
   
   Itu tem Turismo Familiar: Centenas de famílias visitam Itu nos finais de semanas e férias. Uma gama de opções, desde pesqueiros e campings com ampla área de lazer e boa comida, até fazendas e hotéis preparados para receber crianças, recepcionam os nossos turistas diariamente. Nossos restaurantes são conhecidos e apreciados por sua qualidade e diversidade (além, é claro, do tamanho dos pratos). E para as famílias sem crianças, uma opção de passeio que costuma agradar é a visita aos antiquários e às feiras do centro da cidade, nos finais de semana.
   
   Itu tem Turismo para Terceira Idade: Este grupo aproveita Itu como nenhum outro. Nossa cidade recebe centenas de ônibus por ano, trazendo grupos de terceira idade para passeios nas fazendas, campings, Centro Histórico, Parque do Varvito, igrejas, museus e terminando para comprar no Shopping e no centro, as famosas lembranças gigantes de Itu.
   
   Itu tem Turismo Jovem: Se você acha que aventura é só em Brotas está enganado! Itu já possui diversos empreendimentos voltados para o turismo de aventura, incluindo arvorismo, rappel e tiroleza. E para quem prefere trilhas e cavalgadas, as opções não cabem nos dedos das mãos. Sem contar a infra-estrutura que permite eventos esportivos de várias modalidades, entre eles trilhas de bike, moto, competições de trekking, motocross, entre outros.
   
   E agora? Se alguém parasse você na rua para perguntar o que Itu tem, qual seria a sua resposta?
Comentários