Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Itu para Crianças

Na Semana da Criança, vamos homenagear nossos pimpolhos falando sobre o que tem de bom para fazer em Itu com a criançada. Não foi difícil aprender sobre isso, pois quem tem filhos é levado a conhecer lugares inimagináveis. Nem é uma questão de escolha, pois os filhos nos ensinam a abrir mão da preguiça e sair por aí conhecendo parques, bichos, programas esquisitos, tomar sol na cabeça e água no rosto.
Em Itu, do rural ao urbano, do esporte ao intelectual, a programação pode variar conforme os gostos e as idades. Sugiro aqui alguns locais que prometem diversão e que têm o selo de garantia dos meus filhos, o que, nesse caso, vale mais do que a minha opinião.
Um deles é o Pesqueiro Maeda, que apesar de muitas pessoas acharem que é um local apenas para quem gosta de pescar, é na verdade um mega projeto que oferece diversão para toda a família. Você pode chegar de manhã, passar o dia inteirinho lá, almoçar com gosto e o dia vai passar tão rápido que nem vai dar tempo de visitar todas as atrações. Um dos destaques é o teleférico, o outro é a Casa do Tarzan. Mas não vou contar tudo, descubra você mesmo.
A Fazenda do Chocolate é o típico programa familiar da região. Bichinhos animados fazem a alegria da garotada, que pode até alimentar lhamas, peixes e coelhinhos. E a loja de chocolates, que me dá água na boca só de pensar, é uma tentação não apenas para as crianças!
E têm os apaixonados por cavalos. Esses podem fazer a festa na própria Fazenda do Chocolate, na Fazenda Capoava que preparou uma programação especial para as crianças no mês de outubro e na Fazenda Pirahy, que tem até a turminha dos Pirakids.
Nos campings, as crianças também podem se divertir passando o dia ou se hospedando em barracas ou chalés. Parques, piscinas, toboáguas, bichinhos e muita natureza fazem parte do cenário dos diversos campings de Itu e região, como o Carrion, Das Pedras, Chapéu do Sol e Cabreúva.
E quando falamos em Turismo Pedagógico, Itu está preparada para receber escolas e crianças. O Museu da Energia é especialmente montado para ensinar de um jeito lúdico e muito interativo. As fazendas também recebem escolas para estudos do meio e vivências rurais. A London School, por exemplo, levou seus alunos para uma cavalgada de imersão em inglês na Fazenda Pirahy.
Até o Roteiro Caipira entrou na onda da criançada, ao organizar um Tur Caipirinha especialmente direcionado para a proposta da classe do Infantil II do Colégio Terras.
As opções para praticar esporte de aventura também têm aumentado em Itu e são um bom programa para crianças maiores. Tirolesa, escalada, rappel e arvorismo são desafios saudáveis e prazerosos. Levei a minha filha e adorei!
E para quem quer um passeio singelo com os filhos, pode aproveitar o domingo para tomar um sorvete na praça e passear no trenzinho da Tombatur.
Seja como for, deixe a preguiça de lado e leve suas crianças para passear em Itu!
Comentários