Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Itu nas Feiras: crescendo e aparecendo

Começa hoje em São Paulo, a Feiratur (Feira de Turismo Rural), promovido pela ABRATURR (Associação Brasileira de Turismo Rural), reunindo empresários e empreendimentos voltados ao Turismo Rural Brasileiro. Durante 4 dias consecutivos, todos os associados da Prótur, que atualmente são 35, terão a oportunidade de divulgar os seus produtos para milhares de pessoas em stands de cavalgadas, roteiros turísticos, gastronomia, arte e turismo rural. A Prótur está coordenando vários desses stands, e no meio dessa maratona, eu parei para refletir o quanto caminhamos neste último ano, o que me deixou muito feliz. A primeira feira que levei Itu para o Brasil, foi a Fenasoft, onde montamos um stand do www.itu.com.br, que nada mais era do que um espaço que congregava muito do que Itu tinha a oferecer, reunindo empreendimentos turísticos, produtos e empresas. Mas isso foi nos anos de 2000, 2001 e 2002. De lá pra cá, Itu também participou de outras feiras, como o Salão São Paulo de Turismo, por exemplo. Mas o que eu percebo é que no último ano, graças à forte mobilização de todos na Prótur, fomos aprendendo a nos organizar para divulgar nossa cidade e nossos empreendimentos. Mais do que isso: aprendemos a importância de nos unirmos para Itu ser de fato grande no carinho e na arte de receber. A Feiratur, que agregará especialistas relacionados ao Turismo Rural, representando os mais variados setores, será certamente um marco para Itu. E na seqüência, outras feiras estão por vir, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, que já confirmou a presença em duas feiras de turismo muito importantes: AVIESTUR/04 (24 e 25 de setembro em Águas de Lindóia) e ABAV/04 (20 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro). Em ambas, Itu estará presente no stand do Roteiro dos Bandeirantes, que tem o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. Iniciativas como essa agregam enorme valor à nossa cidade. Para quem nunca foi em uma feira, é muito emocionante quando a gente percorre os corredores e vê a nossa Itu, em meio a centenas de cidades, representada com alegria e entusiasmo.
A organização do material de comunicação e marketing que está sendo feito pela Prótur, envolvendo criação e padronização de folders, distribuição, plano de mídia, divulgação digital e clipping é um trabalho extremamente profissional, que está colocando Itu em outro patamar.
Só posso agradecer a todas as pessoas que tem contribuído tanto para o resultado deste trabalho. Os frutos dessas sementes serão colhidos, com certeza. E tenho certeza que Itu fará bonito tanto na Feiratur, quanto em todas as outras feiras que participar. Até lá!
Comentários