Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 24 de julho de 2015

Intruso

Dia 4 de agosto acontece o sorteio dos confrontos e dos mandos de campo das oitavas de final da Copa do Brasil. Times do pote A enfrentam times do pote B. O primeiro conta com os cinco brasileiros que disputaram a Libertadores da América (Inter, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Atlético-MG), o sexto colocado do Brasileirão 2014 (Fluminense) e os dois melhores do ranking nacional classificados na terceira fase da competição (Flamengo e Grêmio).

Já no pote B estão os times que já estão disputando a Copa do Brasil, mas estão abaixo no ranking nacional. Palmeiras, Paysandu, Vasco, Figueirense, Ceará, Coritiba, Santos e o nosso Ituano, o “intruso” nesta lista. Com exceção do rubro-negro de Itu, todos os times estão nas duas primeiras divisões do Brasileirão. O Galo é o único clube sem divisão a chegar nesta fase da competição de 2015.

É um grande feito. Estar entre os 16 melhores de um torneio acirrado como a Copa do Brasil não é pra qualquer clube. Esse fato também demonstra o quão maldoso é o Ituano não estar disputando alguma divisão nacional. Atual campeão paulista, com estrutura melhor que de muito clube na Série A e com uma boa gestão (fruto do trabalho do pentacampeão Juninho Paulista e sua equipe), o Galo merecia ao menos estar na Série D.

Por esse motivo que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deveria rever o formato da quarta divisão. Ampliar o número de times seria uma boa. E, francamente, não deveria aceitar clubes semi-amadores no lugar de um time como o Ituano, com todas as credenciais para estar numa divisão mais alta. Vale lembrar que para se classificar na Série D é preciso conquistar a vaga pelo Paulistão, o estadual mais forte do país.

O Ituano ainda tem a chance de voltar à quarta divisão pela Copa Paulista (caso a FPF conquiste mais uma vaga para o torneio) ou pelo Paulistão do ano que vem. Vamos torcer para que isso aconteça, pois o time de Itu merece voltar ao cenário nacional.

Comentários