Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 9 de junho de 2003

Inglês sem Medo

O que mais faz com que o Ser Humano se atrase em seu desenvolvimento é o "medo".
    Durante a vida, depara-se com situações das mais variadas que o obrigam a tomar decisões, umas mais fáceis, outras mais difíceis, mas precisa decidir, escolher um caminho.
    Um dos maiores obstáculos na hora da decisão é o medo. Está em toda parte, em todos momentos. Mas, cientes disso, nos acostumamos a trabalhar com ele, nos acostumamos a dar a ele a atenção devida, no momento devido. Quanto mais estivermos treinados neste aspecto, conscientes, melhores resultados conseguiremos.
    Muitos profissionais ( com "p" minúsculo mesmo ) se aproveitam desta fraqueza, que é de todos, para se fazerem de importantes, de poderosos. Suspendem um, advertem outros, sugerem demissões para outros tantos, sem nada verem em si mesmos; muitos patrões usam o medo para explorarem seus colaboradores, seus companheiros de jornada; muitos responsáveis pela nossa segurança fazem o mesmo, e assim agem muitos poderosos de momento, quando investidos de qualquer cargo público.
    E muitos professores, muitos mesmo, em todos os níveis, que se recusam a procurar um desenvolvimento maior, usam o medo para parecerem sábios junto a seus alunos. Preguiçosos, não querem conhecer, se aprofundar na descoberta de tudo que cerca sua área, descobrir como são pequenos diante de tudo que existe.Assim, tornam suas matérias muito difíceis, muito importantes.
    Isto é muito comum no ensino de outra língua, em nosso País. A Língua Inglesa, coitada, passa a ser vilã, em muitas situações. È colocada como muito difícil, como tendo uma gramática complicada, como tendo uma pronúncia que só pode ser adquirida por sábios, ou por pessoas especiais, ou por quem pode pagar...
    Esqueça isso! O aprendizado do Inglês, do Português, ou qualquer outra Língua estrangeira, ou qualquer outra matéria, só requer dedicação, trabalho. Quanto mais você se dedica a ela, mais ela responde a você, mais você consegue retorno. È proporcional. Se você treina audição, aprenderá a falar rapidamente; se você treina leitura, aprenderá a escrever rapidamente, e vice-versa, num processo contínuo.
    Não há qualquer mistério, não há qualquer dificuldade. O que há é só o pedido de trabalho, dedicação, como acontece em outros setores de nossa vida.
    Esqueça o medo do Inglês. A recompensa será muito gratificante
Comentários