Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Igreja: unidos na construção do Reino

Deus edifica o seu Reino, mas Ele deseja que sua presença e seu poder sábio, criativo e amoroso sejam refletidos ou “reproduzidos” no mundo por meio de suas criaturas humanas. (Dom N.T. Wricht)

Somos a Igreja católica, apostólica, romana. Uma instituição com dois milênios de existência, resistindo aos maus tempos, às tempestades sociais, às fraquezas humanas e, apesar dos ataques, se apresenta ainda hoje como uma instituição extremamente confiável.

Bem compreensível, feita de homens é sobretudo divina. Está em nossas mãos, somos os operários dessa messe, mas o próprio Deus cuida dos resultados. A obra é dele, nós somos apenas instrumentos...

Nasceu não por iniciativa do homem, mas do próprio Cristo que se fez comunhão, Pão da unidade. Como Cabeça Ele une em torno de si o povo de Deus, seus seguidores, os quais formam seu Corpo Místico.

Por isso a Igreja é Cabeça divina e corpo humano. Santa e pecadora.

A Igreja é o Sacramento de Cristo, num mundo cada dia mais descrente, mais hedonista e secularizado, um mundo de pouca religião, fraco de Deus. Por isso sua missão é de grande importância e muito difícil. Está a serviço do Evangelho, da Fé e da Esperança. Em números reais constitui-se num “pequeno resto” com a missão de evangelizar o mundo todo, de difundir o Reino de Deus para que haja “um só rebanho e um só pastor”. Por isso a insistência na oração: “dai-nos, Senhor, mais operários, pois a messe é grande...”.

A missão da Igreja é ser Sal, dar sabor a nossa vida espiritual; é ser Fermento, fazer crescer a massa da fé. Mostrar Cristo como Caminho num mundo que não sabe para onde ir. Mostrar Cristo como Luz capaz de nos tirar das trevas do pecado e da morte. Mostrar Cristo como a Verdade que nos liberta, que nos dá Vida em abundância.

A missão da Igreja não pode ser diferente da de Cristo: Salvar o mundo. Salvar o mundo da falta de amor, da falta de fé, da falta de perdão, de misericórdia.

A Igreja vive da Eucaristia, presença viva e definitiva de Cristo ressuscitado no meio do seu povo. Não há outro alimento para nossa vida espiritual: “Quem come a minha carne e bebe meu sangue vive em mim e eu nele”. Não há outro meio mais eficaz de unidade: todos unidos em torno do mesmo Pão, numa plena comunhão: um só corpo e um só espírito: 'Todos que comemos do mesmo Pão formamos um só Corpo...”. A Eucaristia é o ponto alto da vida cristã: a celebração da Eucaristia que nos faz participantes da vida de Cristo, sobretudo no momento em que entrega sua vida na cruz pela vida do mundo.

Por isso a Missa é tão fundamental. Fonte de revitalização da fé, do amor e da amizade com Deus e com os irmãos.

A Missa nos coloca em sintonia com a oração e com o serviço, sobretudo aos mais necessitados, como bem lembra Dom Eduardo Koaik: “A Eucaristia também exige nosso compromisso de fraternidade. A Eucaristia não é apenas expressão de comunhão na vida da Igreja; ela também é projeto de solidariedade. O cristão que participa da Eucaristia aprende dela a fazer-se promotor de comunhão, de paz, de solidariedade”.

Assim, a Igreja é uma família de fé, sua força está na união, na comunhão, na fidelidade, no testemunho e no Amor. A Igreja é a família de Deus na terra. É a comunidade dos seguidores de Cristo. Nasceu com os primeiros apóstolos e precisa ser como nas primeiras comunidades: “Uniam-se em torno da Palavra e da Oração... eram um só coração...tinham tudo em comum...”.

Será que as pessoas conseguem olhar para nós e exclamar: “Vede como eles se amam...”?

Ou ainda falta muito?

Salve Maria!

Comentários