Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

Honrando o que é nosso

Honrar o que é nosso não é um hábito do cotidiano, infelizmente. Passamos boa parte do nosso tempo olhando pela janela e imaginando como seria bom ter o que não temos, ser o que não somos, fazer o que não fazemos, morar onde não moramos.
   Honrar o que é nosso significa ser responsável pelas nossas escolhas, valorizar o que somos, ter gratidão e respeito pelo mundo à nossa volta e pela vida que nos cerca.
   Em Itu, aprendi a honrar o que é meu. Aprendi o que é fazer parte do destino de uma cidade. Aprendi que, por menor que seja a semente que eu plantar, ela pode gerar alguns frutos.
   Esse artigo tem o singelo desejo de abrir os corações dos moradores de Itu para a possibilidade de honrar essa cidade. Não como uma forma pretensiosa de vaidade, pois sabemos que a beleza existe em todos os lugares e não apenas aqui. Não porque Itu é a melhor cidade do mundo ou qualquer frase de efeito sem sentido.
   Honrar Itu, isso sim, como um gesto de acolhimento e beleza.
   Honrar por saber que Itu é uma cidade que tem muita história vivida e muito ainda por viver. E que fazemos parte disso.
   Honrar porque, afinal, é o seu chão, a sua terra, o cenário que abriga a sua construção, o seu trabalho, a sua família.
   Honrar, porque nossas ruas respiram folclore, cultura, natureza e energia humana.
   Honrar, não porque Itu não tenha problemas, pois graças às pedras do caminho é que o mundo se transforma.
   Honrar, porque é muito bom viver em um lugar que honramos. Porque este gesto gera respeito, gratidão, possibilidade, união e, principalmente, transformação.
   Como membro da Associação Pró Turismo de Itu (PROTUR), sei que é esse o caminho que queremos trilhar. A estrada é longa e o tempo sem fim. Mas todos nós, de alguma forma, honramos Itu. Afinal, é um lugar que, por existir, nos uniu. É graças a essa cidade que nos juntamos, aprendendo cada dia, nascendo a nossa missão, definindo nossos objetivos e realizando nossas ações. É por honrar Itu, ainda que silenciosamente, que acreditamos que podemos transformar, como arquitetos e construtores desse sonho. E muito nos alegra quando podemos compartilhar essa busca com mais pessoas, inventando projetos, tecendo sonhos e concretizando idéias e ideais.
   Honrar Itu. Uma meta, uma possibilidade, um gesto, uma palavra, uma atitude, uma escolha. É você quem escolhe. Nós escolhemos.

   Publicado no Jornal Periscópio em 08 de novembro de 2003
   
Comentários