Colunistas

Publicado: Terça-feira, 16 de outubro de 2018

Homenagem ao Círculo Italiano

Homenagem ao Círculo Italiano de Itu

99 anos de existência

1919  =  2018

 

“AD MULTOS ANNOS”

            Todo bom empreendimento que dura bastante é digno de louvor. Que se dirá então de uma entidade voltada para os Italianos Imigrantes, tendo como objetivo a promoção e a divulgação da língua italiana.

            Prestes a celebrar um século de caminhada, olhamos para trás e vemos uma trajetória permeada de muitas dificuldades e desafios. Certamente o caminho foi espinhoso. Mas, não faltou coragem  aos abnegados  voluntários que, generosamente se dedicam de corpo e alma pela sua causa que chega neste 18 de outubro de 2018  aos 99 anos de existência.

Tributo a um homem especial

            Aqui cabe bem uma homenagem ao Sr. Antonio Guarnieri (Toninho) que por muitos anos se dedicou voluntariamente à frente como presidente do Círculo Italiano.

            Quantas vezes o vimos descarregar caixas de bebida para o jantar mensal do Círculo. Sempre com sua alegria contagiante e com seu jeito simples destituído de qualquer vaidade.

            Sua morte precoce nos pegou de surpresa!

            Ele partiu. Foi-se de repente sem se despedir dos amigos. O céu devia estar com algum problema, talvez precisando dele, por isso Deus o chamou aos 69 anos de idade  para receber o prêmio.

            Razão tem o escritor Rubem Alves quando disse: “A morte é onde mora a saudade” E é!

Toninho Guarnieri Saudade!

Novos abnegados

Com a morte do Antonio ocorrida em 11/1/2014 assume a presidência o Sr.  Ariovaldo Leis e Pedro Luiz Piunti.

            Assumem com a mesma coragem que norteou os passos do antigo presidente e, a sua valorosa equipe com a certeza de quem conhece o rumo e tem claros seus objetivos e vão levando com firmeza e serenidade essa luta que é de todos nós.

            Avante amigos! Para frente! Estamos chegando ao centenário...

            Nossos votos de “Ad multos annos”

Um pouco de história do Círculo

            Em 1919 foi eleita a primeira diretoria para o período de um ano por um grupo de homens  italianos, residentes em Itu, formando assim a associação que tinha como objetivo dar assistência aos imigrantes e, sobretudo promover a união dos italianos.  

            No ano de 1938 a Associação do Círculo requereu autorização para regularizar seu funcionamento, mas com a chegada da Segunda Guerra Mundial as coisas mudaram, com perseguições e, até com seus bens confiscados e associações fechadas. Com o Círculo de Itu não foi diferente, passando a entidade por inúmeras necessidades, ficando a sede fechada por oito anos.

            Em 1945 com o fim da Guerra, tudo se foi ajeitando. E no ano de 1950,  na residência do italiano Aquilino Limongi ocorreu uma Assembleia com 22 sócios dando assim continuidade a esta associação inclusive, na reorganização dos estatutos e reparos do prédio.

            No ano de 1952 o prédio foi alugado à Rádio Convenção de Itu (1953 a 1970).

            Surge uma nova proposta no ano de 1968 para, mais uma vez a reforma do Estatuto Social, que passou a se denominar  Círculo  Italo – Brasileiro “Dante Alighieri”.

            E a luta continua até aos dias de hoje! Felicitamos a todos os diretores, funcionários, colaboradores e associados do Círculo Italiano. Que esta Associação, patrimônio do povo ituano, continue a desenvolver esse papel importante na nossa sociedade.

            Sinceros votos de “Ad multos annos”!

Ditinha Schanoski

Fonte: Livro dos Imigrantes de Itu (I volume)

Comentários