Colunistas

Publicado: Domingo, 4 de janeiro de 2009

Hiram de Luis Carlos Magaldi Filho

Na época que ainda havia escravidão no Brasil, um negro chamado Inácio, se envolveu com a filha de seu senhor, fugiu da senzala e alcançou esse morro, correndo de seus perseguidores.
 
Encurralado, à frente de um desfiladeiro com mais de 200 metros de altura, ele desesperou-se e pulou. Pulou para a morte certa. Mas ele tinha consigo o guarda-chuva de sua amada, e o amor dela o salvou, pois ele abriu durante a queda, salvando-se e criando suas raízes na serra, onde teve vários filhos. Por isso o local chama-se 'morro de pai Inácio'. Mas isso é tudo lenda. E quem inventa as lendas?
 
Magaldi é engenheiro agrônomo. Seu fascínio por plantas medicinais fizeram-no aprofundar-se no lado místico que existe em cada um de nós, pesquisando o uso de ervas na medicina e na cultura, desde os primeiros registros de sua utilização na história da humanidade. As pesquisas levaram-no a descobrir diversos caminhos para a cura do corpo e da alma, mostrando que o homem não pode viver senão em comunhão com o universo que rodeia e permeia.
 
É um escritor sensivel que, nesta história extraordinária, compartilha com o leitor seus sentimentos mais profundos através de personagens apaixonantes e acontecimentos surpreendentes. Você irá se identificar com relatos como os narrados abaixo:
 
Vô, era assim que Hiram chamava Francisco, desde que aprendeu a falar, e assim que chamaria até o fim de sua vida - é verdade que tem fantasmas lá?
 
O velho riu. As mães usam de argumentos 'indecorosos' para colocar medo nos filhos e afastá-los de onde elas não querem que eles vão.
 
Não, Hiram, não existem fantasmas lá e em lugar nenhum.
 
- E a história do escravo perseguido?
 
Não sei se entendi direito.
 
- ETA! Preste atenção. Vou contar novamente.
 
O menino abriu um sorriso enorme que iluminou o ambiente. Seus olhos brilharam de interesse, e sua alegra contagiou Francisco.
 
Quem de nós não se encantou ao ouvir histórias e estórias de nossos avós ou mesmo bisavós?
 
Francisco continua:
 
- Na época que ainda havia escravidão no Brasil, um negro chamado Inácio, se envolveu com a filha de seu senhor, fugiu da senzala e alcançou esse morro, correndo de seus perseguidores.
 
Encurralado, à frente de um desfiladeiro com mais de 200 metros de altura, ele desesperou-se e pulou. Pulou para a morte certa. Mas ele tinha consigo o guarda-chuva de sua amada, e o amor dela o salvou, pois ele abriu durante a queda, salvando-se e criando suas raízes na serra, onde teve vários filhos. Por isso o local chama-se 'morro de pai Inácio'. Mas isso é tudo lenda.
E quem inventa as lendas? pergunta Hiram.
 
O livro trata de comportamento humano e conduta de vida mediante ficção em 354 páginas e linda capa da 'pixel-interdesign. Como livro de estréia podemos considerar um best seller.
 
Outras considerações do autor:
 
Viagens pelo espaço ou através da alma? Qual é, realmente, a última fronteira do ser humano?
 
Quais são os limites que cerceiam o conhecimento do Homem? E quais são as origens do sentimento que o obriga a romper grilhões, derrubar mitos e verdades estabelecidas, na constante busca do auto-conhecimento e da felicidade?
 
Cada um de nós tem seu chamamento, e escuta a Voz do Universo convocando-nos a essa busca. Hiram é um ensaio da alma que busca liberdade. É um romance ágil, envolvente, que mistura doses de misticismo com verdades da alma, numa estória de personagens apaixonantes e acontecimentos surpreendentes. O que inquieta a alma de Hiram?
 
Qual a resposta que ele busca a uma pergunta que nem sequer sabe formular? As perguntas não calam. Sua busca o fará mergulhar em viagens a lugares distantes, viagens no tempo e viagens dentro de si mesmo, fazendo descobertas muito além do que podia imaginar.
 
Uma mistura de culturas e credos conspira para que Hiram encontre a solução. E quando isto acontece, como reagir? Como saber que a busca terminou? E o que acontece, quando esta resposta envolve outras pessoas, muitas vezes trilhando caminhos diferentes daqueles que idealizamos? Como reagirá Hiram? Ou, como reagiria qualquer um de nós?
 
Hiram é uma estória de amor à vida e ao conhecimento - conhecimento de tudo que nos leva ao descobrimento de nós mesmos. Perguntas e respostas aguardam Hiram, até o final surpreendente. Mas, existe final?
 
Perguntamos ao autor:
 
Quanto tempo demorou para você escrever o livro (incluindo tempo de pesquisa)?
 
Incluindo tempo de pesquisas, foram 4 anos para escrever o livro (atenção: como literatura ainda não é minha atividade principal, escrevia no tempo disponível)
 
Recursos para imprimir e outros gastos?
 
Todos os recursos para a concretização da obra foram sustentados por mim. Tenho uma planilha, totalmente estratificada, discriminando o que investi no livro, desde o que gastei com pedágios em idas a diversos locais devido a algum fator relacionado com o livro, até formatação, impressão, gastos com lançamento, etc.
 
Que conselho você daria para alguma pessoa interessada em publicar um livro?
 
Para alguém que esteja interessado em publicar um livro, dou os seguintes conselhos: pesquise muito, e faça uma obra com conteúdo, que transmita cultura; defina o público que quer atingir, e transporte-se para a história, podendo, então, desenvolver um bom texto; e, por ú
Comentários