Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hidropônico é igual a orgânico?

Não, é muito diferente. Os produtos orgânicos são freqüentemente colocados no mesmo pote que os hidropônicos, integrais, naturais, caipira, etc., pois todos são considerados saudáveis e merecedores da preferência de quem quer se alimentar bem, mas nem todos tem realmente estas características. Vejamos porque:

Hidropônicos:  geralmente se restringem às verduras e são os preferidos de quem gosta de comprar folhas “limpinhas” (sem restos de terra ou “bichinhos”). Os vegetais são cultivados em estufas e em água com adubos químicos altamente solúveis (existe também a hidroponia à base de adubo derivado de compostagem, mas é rara de encontrar). Então, a planta nem contato com a terra tem.  A hidroponia polui as águas através de elementos químicos residuais e contribui para o aquecimento global pois a produção de adubos sintéticos libera grande quantidade de CO2.

Integrais:  são, por exemplo, os cereais como o trigo e o arroz não refinados, dos quais se manteve a “casca” (o farelo) e o germe, que são as partes mais ricas em fibras, vitaminas, minerais e proteínas. O arroz polido e a farinha de trigo brancas passam por processos de refinamento, branqueamento ou polimento, durante os quais se retira dos grãos o farelo e o germe, de modo que perdem quase todo o seu valor nutritivo – por isso é que são posteriormente “enriquecidos” com ferro e vitaminas sintéticas. Os integrais podem ou não ser orgânicos, dependendo de como o cereal foi cultivado. O ideal é consumir produtos integrais E orgânicos.

Natural : no contexto da alimentação o termo é usado para designar produtos pouco ou nada industrializados. A industrialização de alimentos envolve inúmeros processos como o refinamento (açúcar , cereais), o branqueamento (açúcar, sal), a pasteurização (leite e seus derivados, sucos), a radiação ionizante (hortifrutis, carnes), o acréscimo de aditivos sintéticos (conservantes, corantes, flavorizantes, etc.), desenvolvidos para baratear os produtos e aumentar sua vida de prateleira, mas que não melhoram em nada a qualidade nutricional dos alimentos, ao contrário do que a propaganda nos faz crer. Como o termo é bastante vago, é usado até em produtos bem distantes de seu estado natural, como granolas e pães. Portanto, prefira sempre uma limonada feita com um simples limão aos sucos de caixinha.

Caipira:  refere-se a um sistema de criação de galinhas de diversas raças no qual elas podem se movimentar soltas, pelo menos durante o dia, e recebem uma alimentação exclusivamente de origem vegetal. O uso de promotores de crescimento ou antibióticos é proibido, uma vez que não são totalmente eliminados pelos animais.  Os ovos destas galinhas também recebem a denominação de caipira.

Orgânico:  é um sistema de produção vegetal em que não são utilizados adubos sintéticos, agrotóxicos (herbicidas, fungicidas, etc.) ou organismos transgênicos, uma vez que estes agridem o meio ambiente e as pessoas. Usam-se, então, fertilizantes naturais como a compostagem, a adubação verde, a rotação de culturas, etc. A agricultura orgânica (ou biológica) parte de uma visão holística e sustentável de vida e natureza, em que a saúde humana resulta de uma cadeia alimentar – de que fazem parte o solo, a água, o ar, as plantas e os animais - também saudável. A criação de animais também pode ser orgânica, caracterizando-se por animais não confinados que se alimentam só de vegetais e não recebem hormônios de crescimento nem antibióticos (são tratados com homeopatia).

Comentários