Colunistas

Publicado: Sábado, 8 de dezembro de 2007

HDTV - O presente de grego do governo

A transmissão digital nada mais que uma nova tecnologia a qual permite às emissoras levar ao consumidor/telespectador, imagens e sons com melhor qualidade, além de novos recursos de interatividade, exibição da programação, além de transmissão em aparelhos móveis e celulares (os aparelhos celulares brasileiros, não estão prontos tecnologicamente para tal transmissão) e outros, como já ocorre em televisões à cabo.
 
Antes de prosseguirmos, vale deixar consignado aos leitores, algumas definições e características sobre o novo sistema implantado:
 
“O sinal digital proporciona imagens com cores mais vivas e maior definição. Definição é o nível de detalhamento que a imagem pode possuir, medido em número de linhas horizontais (480, 720 e 1080 linhas). A definição padrão da TV analógica é de 480 linhas. Na digital, a definição máxima chega a 1.080 linhas (chamada Full HD). O formato da imagem na TV digital é widescreen (16:9), como o das telas de cinema, e não quadrado (4:3), como no sistema analógico. Além disso, não são exibidas imagens com "fantasmas" nem com "chuviscos". Mas, se o sinal estiver fraco, a TV não vai exibir imagens ruins; ela simplesmente não vai exibir nada.” A TV digital terá som "Som Surround 5.1" , mais rico e transmitido em múltiplos canais. Esse tipo de som também é conhecido como "som de home theater". Na TV analógica, o som só pode ser transmitido em dois canais: mono ou estéreo. A TV digital permite que as emissoras forneçam serviços interativos, semelhantes a alguns da Internet. O usuário poderá participar de enquetes, adquirir produtos, comentar notícias ou acessar guias de programação, quando houver compatibilidade com algum sistema de telecomunicação, como a banda larga, celular ou mesmo pelo telefone fixo. Mas o Ginga, software que permite a interatividade, ainda não está disponível. Portabilidade permite à transmissão do sinal a aparelhos móveis (celulares, notebooks). Multiprogramação é o recurso que possibilita às emissoras transmitirem até seis programas simultaneamente. A definição das imagens vai variar conforme o número de programas exibidos. As emissoras, no entanto, não estão investindo no recurso, já que poderia haver dispersão de audiência entre os programas, o que seria incompatível com o atual modelo de negócios da TV aberta, baseado na venda de espaços publicitários.” (Fonte: site UOL).
 
Em 02 de dezembro deste ano, a transmissão digital estreou apenas na Grande São Paulo, sendo que até 2013, estará disponível em todo o país.
 
Os consumidores os quais possuem o antigo e bom televisor de tubo, também terão acesso à transmissão digital, desde que comprem um conversor, isto mesmo, comprar um conversor, e os valores não são baratos.
 
Além disso, no televisor convencional (tubo), a imagem e o som, não serão de alta definição, mas sim, como o de um DVD. Para ter acesso completo a imagem e som de alta definição, necessário se fará a compra de um televisor com entrada para o sistema digital, tais como os de LCD e Plasma. Mas também, há de se ter cuidado na compra destes televisores, pois nem todos os já existentes no mercado, possuem entrada para o novo sistema implantado pelo governo, pois os aparelhos com conversores embutidos só começaram a chegar ao mercado no final de novembro de 2007, ou seja, quem tiver um aparelho de plasma ou LCD também terá de adquirir um conversor para receber os canais digitais.
 
“Só recepção do sinal digital não basta. A alta definição só estará disponível para quem tiver um aparelho Full HD (1.080 linhas) ou HDTV Ready (720 linhas) - este último com qualidade de imagem um pouco inferior.
 
A TV digital estréia ainda sem um bloqueador de gravação, mas aqueles os quais pressionam o governo para que haja algum dispositivo de bloqueio, com o objetivo de combater a pirataria, que poderia crescer ainda mais, pois não há perda da qualidade da imagem quando se reproduz um programa transmitido em Full HD, mas segundo o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, eventuais dispositivos de bloqueio que venham a ser implementados devem permitir a gravação e reprodução doméstica dos programas.
 
Na hipótese de esperar para comprar o conversor, em nada será prejudicial ao consumidor, muito pelo contrário, a transmissão analógica continua ainda até o ano de 2016, quando todos os televisores deverão ser digitais, e como é cediço, o preço do conversor, bem como os aparelhos sofrerão uma redução significativa nos preços, como ocorreu com os televisores de plasma e LCD.
 
Para os assinantes de TV à cabo, por enquanto, nada muda, pois a maioria dos canais já são digitais, mas não têm alta definição. As operadoras de TV por assinatura têm um cronograma próprio para lançar decodificadores que melhorem a definição da imagem. Se você tiver um aparelho Full HD ou HDTV Ready conectado a um conversor e sua operadora não lançar um decoder HD, você poderá assistir à TV aberta em alta definição e continuar assistindo normalmente a TV paga como já fazia. Mas será necessário trocar do decodificador para o conversor, e vice-versa, a cada vez que se quiser alternar o sistema, por outro lado, há operadoras de TV à cabo a qual já possuem o conversor, a NEET por exemplo, já está colocando o mesmo à disposição, no valor em São Paulo, de R$ 799,00 (setecentos e noventa e nove reais).
 
O termo presente de grego vem da Grécia antiga, com a lenda associada à conquista de Tróia pela Grécia, onde os gregos deram de presente aos troianos um grande cavalo de madeira, o qual era oco e no seu interior abrigava os soldados gregos os quais quando dentro da cidade, destruíram e a incendiaram a cidade. Não é o caso do Governo, obviamente, mas o termo virou expressão usual, quando ganhamos algum presente com segundas intençõ
Comentários