Colunistas

Publicado: Terça-feira, 18 de julho de 2017

Gratidão por ser Brasileira

Gratidão por ser Brasileira

Andando na praia me dei conta das cores do Brasil e da nossa bandeira. Eu olhava para cima e via uma imensidão azulada que dava vontade de morar. Para frente, via montanhas forradas pela diversidade da Mata Atlântica, esverdeando meus olhos para além da esperança. Olhei para o lado e vi o mar verde azulado, me convidando para ampliar os horizontes e mergulhar em toda a profundidade de vida que existe no reino natural. Que cores brilhantes tem o nosso Brasil! Quanta abundância!

Dizem que o amarelo da bandeira vem das nossas riquezas. Posso até acolher essa imagem, mas como símbolo de recursos que ultrapassam os limites do dinheiro ou poder. De que vale ser rico sem água, comida, paz e amor? Prefiro então relacionar o amarelo ao sol e sua luz tão generosa que aquece, transforma e faz germinar.

E por falar em paz, o branco que acende nossas estrelas me fala de um céu que tudo abraça. Sim, é aqui nesta terra que tantos exemplos de diversidade dançam de mãos dadas. Nas florestas, nas ruas, nas praças, nos parques, de norte a sul e de leste a oeste o Brasil manifesta sua vocação para a paz. Somos de um país que viveu, comparativamente, poucas guerras e desde cedo aprendemos a conviver naturalmente com as diferenças. Talvez more aí a semente da alegria e da fé.

O amor - que não incluíram na nossa bandeira por acharem inapropriado - felizmente não foi arrancado da alma do brasileiro. Apesar das dolorosas provações pelas quais estamos passando há tanto tempo, intensificado nos últimos anos, nossa beleza é quente. Quantas vezes já ouvimos de estrangeiros dos mais diferentes países sobre o calor humano do nosso povo? O olhar de fora mostra o óbvio a quem possa interessar. Podemos reclamar, ver nossos defeitos e isso é até salutar, para saber onde e como podemos evoluir enquanto nação. Mas não me venham falar que o amor não é uma marca poderosa do nosso viver. Basta sair nas ruas e reparar. Mesmo diante de uma das maiores crises da história, o brasileiro mantém viva a alegria e o sorriso. Esta é a maior prova de amor, o nosso combustível essencial. É ele que tem movido milhares de pessoas a criarem projetos, ONGs, movimentos e iniciativas criativas e inacreditáveis para cuidar das diferenças sociais, da fome, da falta de recursos, do preconceito, da corrupção, do desmatamento e de tantas outras aberrações que ainda reinam nos porões mofados da incerteza.

Eu sei... Todas essas realizações maravilhosas não estão escancaradas na grande mídia. E porque estariam? Os desavisados que engolem as notícias dos jornais e da TV certamente vão dizer que estou equivocada, que o Brasil é o reino da violência, da desigualdade e da desonestidade. Sim, é verdade! Mas será que é a única verdade? Afirmo sem medo de errar que não! Sou testemunha de centenas de iniciativas que vi de perto nascer, crescer e florescer! São tão lindas e transbordantes que me inundam de emoção! É este o Brasil que eu escolho diariamente me conectar. Reverencio suas cores verde, amarelo, azul e branco e incluo o amor na frente das palavras ordem e progresso.

Sabemos que a desordem tem imperado e o progresso tem andado de marcha à ré. Ainda assim, um mundo novo está emergindo, enquanto o outro submerge lentamente. O tempo apressa a urgência. Já perdemos vidas, árvores, rios, recursos, oportunidades. Perdemos muito e isso não tem volta. Mas ainda não perdemos a fé e a dignidade, ingredientes básicos para temperar a nação que queremos construir.

Há muitos anos, tive a sorte de assistir com meu marido um show de Oswaldo Montenegro. Num determinado momento, depois de falar carinhosamente do Brasil, ele sentou mais próximo do publico com o violão em punho e cantou singelamente o Hino à Bandeira. Foi um momento único, inesquecível, de pura oração! O nosso Hino à Bandeira tem as palavras esperança, paz, afeto, terra, matas, sagrado, justiça e amor. Você sabia? Já parou pra pensar nisso? Diz a sabedoria indígena que as palavras são como espíritos vivos. Um hino que traz palavras tão fortes só pode servir para nos impulsionar a vencer obstáculos, encarar desafios e jamais desistir! Ouço neste mantra um chamado para conectar com nossas raízes e acordar o que é essencial.

Eu sinto uma profunda gratidão por ser brasileira. Honro as cores do nosso Brasil com amor e fervor! Nos momentos de indignação e descrença procuro me conectar com tudo o que é vivo. Visualizo os exemplos inspiradores, verdadeiras pontes de humanidade que acendem a fogueira de tantos corações. Trago para dentro do peito a vastidão azul do mar e do céu, tão especiais em nosso país tropical. Respiro o frescor verdejante de nossas árvores e florestas, trazendo ar revigorado de esperança aos meus pulmões. Fecho os olhos para absorver a luz amarela do sol e assim poder também iluminar os caminhos. Encontro o branco que tudo aceita, sem mágoas ou rancores, para desenhar com meus passos a paz que quero ver no mundo.

Ser brasileiro não é fardo, é dádiva. Que possamos fazer valer as cores do nosso país, encontrando significado e tornando verdade as palavras do nosso Hino! Amém!

Hino à Bandeira do Brasil
Letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado
Compreendemos o nosso dever
E o Brasil por seus filhos amados
Poderoso e feliz há de ser!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira
Nos momentos de festa ou de dor
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil! 

Comentários