Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Graças pelos 40 anos!

Crédito: Salathiel de Souza/Jornal O Verbo Graças pelos 40 anos!
Dom Gil e Dom Lorenzo nas festividades dos 40 anos
As comemorações dos 40 anos da Diocese de Jundiaí ficarão gravadas na memória dos fiéis que puderam participar de pelo menos uma de suas atividades festivas. A intensa programação contou com a honrosa participação de Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, representante diplomático do Papa Bento XVI no país.
 
Como jornalista a serviço da Diocese tive a honra de trabalhar na cobertura de praticamente todos os eventos comemorativos, desde a recepção ao Senhor Núncio no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), até a grande concelebração eucarística realizada no ginásio de esportes do “Bolão”, em Jundiaí, no domingo passado (07/01).
 
Para um jornalista cuja vida e razão de ser é a Igreja, nada melhor do que poder acompanhar esses momentos especiais tão de perto. Junto com os colegas da Cúria Diocesana, com os padres e diáconos, seminaristas e fiéis leigos, testemunhei a emoção de todos em vivenciar tudo aquilo.
 
Dom Lorenzo Baldisseri é pessoa bastante afável. Logo no aeroporto de Viracopos foi abordado por crianças, admiradas com aquele homem vestido de batina branca. O Núncio as abraçou e beijou, acolhendo-as carinhosamente. Deu-lhes a sua bênção e vi uma delas correr de volta na direção dos pais exclamando alegre: “Estou abençoada! Estou abençoada!”. De fato, a cada dia me convenço que as crianças são o que ainda permanece de bom neste nosso mundo conturbado.
        
Na convivência com todos os que dele se achegaram durante sua passagem por Jundiaí, Dom Lorenzo mostrou-se muito simples e tranqüilo. Ouvia atento os detalhes sobre a Diocese de Jundiaí, a história de seus bispos e de suas comunidades. Visitou a Catedral Nossa Senhora do Desterro e o Edifício Cristo Rei, sede da Cúria Diocesana, onde cumprimentou cada um de seus funcionários. Nas entrevistas à imprensa ou nas missas que presidiu, falou tudo o que dele se esperava, como embaixador do Vaticano no país. Enfim, deixou em todos uma ótima impressão e o desejo de que possa voltar mais vezes.
        
Emocionantes também foram as homenagens a Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Dom Roberto Pinarello Almeida e Dom Amaury Castanho, os três primeiros bispos da Diocese de Jundiaí. Todas as atividades comemorativas dos 40 anos da Diocese tiveram sucesso e saíram a contento, graças a dedicação de numerosos colaboradores e colaboradoras que não mediram esforços para tal êxito. Especial menção deve ser feita a Dom Gil Antônio Moreira, que esteve à frente da preparação das festividades e que foi o mentor de várias ótimas iniciativas. Por tudo isso é que as comemorações estiveram à altura de seu motivo, realmente dignas de celebrar quatro décadas de evangelização e serviço à Igreja em nossa região.
        
Os fiéis que por qualquer motivo não puderam acompanhar as festividades, terão oportunidade de apreciar todos os acontecimentos no jornal diocesano “O Verbo”, que deve chegar às paróquias neste final de semana. Vale a pena ler a próxima edição com carinho e guardá-la para a posteridade. Pois se trata não apenas de uma cobertura jornalística, mas principalmente do registro de um momento histórico para a Igreja no Brasil.
        
Agradeço ao Senhor por estar na Diocese de Jundiaí. Agradeço pelos Pastores que aqui estiveram e tantas coisas realizaram. Agradeço a oportunidade de poder servir a Igreja e ao bispo diocesano, como simples jornalista a serviço do Reino de Deus, fazendo parte da equipe do jornal “O Verbo” e do quadro de colaboradores de “A Federação”. Agradeço por ter visto de perto os 40 anos de nossa querida Diocese e só posso continuar fazendo a minha parte, assim como cada um de nós, para que ela cresça sempre mais e mais.
        
Amém.
Comentários